AS VANTAGENS DO "PENSAR MATEMÁTICO" NO CONSUMO CONSCIENTE: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98036 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4504 "inscrito_id" => 12017 "titulo" => "AS VANTAGENS DO "PENSAR MATEMÁTICO" NO CONSUMO CONSCIENTE: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA" "resumo" => "O presente resumo tem por finalidade descrever uma ação/atividade sobre as vantagens do “pensar matemático”: o consumo consciente que será desenvolvida no Programa Residência Pedagógica (PRP) no ano de 2023, este estudo está sendo realizado por um grupo de estudantes de Licenciatura em Matemática e a professora supervisora do subprojeto PRP/IFRN, na Escola Estadual João Ferreira de Souza localizada no município de Santa Cruz/RN. O referencial teórico-metodológico será respaldado em uma pesquisa bibliográfica e em livros que faz relação com a temática, bem como em renomados autores como (FREIRE, 1937) e documentos normativos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) possuindo uma relação com teoria e prática para que, seja possível construir saberes sobre a educação financeira. Este estudo apresenta também uma proposta para trabalhar conceitos e conteúdos ligados a matemática financeira através da resolução de problemas em uma turma de 1° ano do ensino médio, com alunos na faixa etária entre 15 a 18 anos. No entanto, o intuito é fazer uma análise crítica de preços com os alunos para que seja realizado o levantamento de estratégias a fim de, entender como ocorre na prática o controle financeiro. É importante destacar que, o referido trabalho ainda não tem resultados finais definidos, pois se encontra em andamento e terá continuidade no decorrer deste ano. Portanto, esperamos que ao longo desta atividade nosso objetivo possa ser alcançado, possibilitando assim, um ensino e aprendizagem de qualidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID12017_TB4504_10122023195323.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA ROBERTA CAMPELO DE LIMA" "autor_nome_curto" => "FERNANDA LIMA" "autor_email" => "fernandarobertac.lima@gma" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98036 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4504 "inscrito_id" => 12017 "titulo" => "AS VANTAGENS DO "PENSAR MATEMÁTICO" NO CONSUMO CONSCIENTE: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA" "resumo" => "O presente resumo tem por finalidade descrever uma ação/atividade sobre as vantagens do “pensar matemático”: o consumo consciente que será desenvolvida no Programa Residência Pedagógica (PRP) no ano de 2023, este estudo está sendo realizado por um grupo de estudantes de Licenciatura em Matemática e a professora supervisora do subprojeto PRP/IFRN, na Escola Estadual João Ferreira de Souza localizada no município de Santa Cruz/RN. O referencial teórico-metodológico será respaldado em uma pesquisa bibliográfica e em livros que faz relação com a temática, bem como em renomados autores como (FREIRE, 1937) e documentos normativos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) possuindo uma relação com teoria e prática para que, seja possível construir saberes sobre a educação financeira. Este estudo apresenta também uma proposta para trabalhar conceitos e conteúdos ligados a matemática financeira através da resolução de problemas em uma turma de 1° ano do ensino médio, com alunos na faixa etária entre 15 a 18 anos. No entanto, o intuito é fazer uma análise crítica de preços com os alunos para que seja realizado o levantamento de estratégias a fim de, entender como ocorre na prática o controle financeiro. É importante destacar que, o referido trabalho ainda não tem resultados finais definidos, pois se encontra em andamento e terá continuidade no decorrer deste ano. Portanto, esperamos que ao longo desta atividade nosso objetivo possa ser alcançado, possibilitando assim, um ensino e aprendizagem de qualidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID12017_TB4504_10122023195323.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA ROBERTA CAMPELO DE LIMA" "autor_nome_curto" => "FERNANDA LIMA" "autor_email" => "fernandarobertac.lima@gma" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }