UTILIZAÇÃO DA LITERATURA REGIONAL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99093 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5856 "inscrito_id" => 18794 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DA LITERATURA REGIONAL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA" "resumo" => "É essencial que o processo de ensino-aprendizagem ocorra de modo que traga significância para o cotidiano de vida dos alunos, para que consigam perceber a Geografia em todo o espaço geográfico. Porém quando olhamos para as escolas o discurso de professores pela falta de interesse dos alunos é algo constante, por outro lado, alunos questionam em que momento da vida poderão utilizar determinadas temáticas, pois não veem aplicabilidades. Infelizmente a Geografia em muitos momentos é confundida como uma série de conhecimentos em que tudo se resume a decorar, o que a torna enfadonha no processo de aprendizagem e como consequência desinteressante. Pois, os alunos não percebem através das práticas decorativas nas aulas qual será a utilidade de estudar Geografia, acreditam que não irão usar das suas temáticas em seu cotidiano. É exatamente nesse contexto que precisamos refletir sobre nossas práticas, para que elas consigam despertar a curiosidade e interesse dos alunos. Diante deste cenário fica evidente a necessidade de pensar ferramentas didáticas que auxiliem na aproximação entre conteúdos e cotidianos, entre a Geografia escolar e a Geografia vivida, propondo um ensino geográfico com significância para que os discentes estudem uma temática geográfica e possam relacionar com sua vida fora da escola ou até mesmo nos arredores de sua instituição. Nesta perspectiva, ao longo deste trabalho buscamos pesquisar sobre a Utilização da literatura regional como ferramenta didática no ensino de Geografia, tendo em vista que a literatura regional trás situações e cenários que são comuns aos discentes, logo encontramos a representatividade que trás consigo a significância." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID18794_TB5856_04102023211047.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA RITA DE CASSIA FELIPE DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "Rita de Cassia" "autor_email" => "francisca.rita@estudante." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99093 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5856 "inscrito_id" => 18794 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DA LITERATURA REGIONAL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA" "resumo" => "É essencial que o processo de ensino-aprendizagem ocorra de modo que traga significância para o cotidiano de vida dos alunos, para que consigam perceber a Geografia em todo o espaço geográfico. Porém quando olhamos para as escolas o discurso de professores pela falta de interesse dos alunos é algo constante, por outro lado, alunos questionam em que momento da vida poderão utilizar determinadas temáticas, pois não veem aplicabilidades. Infelizmente a Geografia em muitos momentos é confundida como uma série de conhecimentos em que tudo se resume a decorar, o que a torna enfadonha no processo de aprendizagem e como consequência desinteressante. Pois, os alunos não percebem através das práticas decorativas nas aulas qual será a utilidade de estudar Geografia, acreditam que não irão usar das suas temáticas em seu cotidiano. É exatamente nesse contexto que precisamos refletir sobre nossas práticas, para que elas consigam despertar a curiosidade e interesse dos alunos. Diante deste cenário fica evidente a necessidade de pensar ferramentas didáticas que auxiliem na aproximação entre conteúdos e cotidianos, entre a Geografia escolar e a Geografia vivida, propondo um ensino geográfico com significância para que os discentes estudem uma temática geográfica e possam relacionar com sua vida fora da escola ou até mesmo nos arredores de sua instituição. Nesta perspectiva, ao longo deste trabalho buscamos pesquisar sobre a Utilização da literatura regional como ferramenta didática no ensino de Geografia, tendo em vista que a literatura regional trás situações e cenários que são comuns aos discentes, logo encontramos a representatividade que trás consigo a significância." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID18794_TB5856_04102023211047.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA RITA DE CASSIA FELIPE DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "Rita de Cassia" "autor_email" => "francisca.rita@estudante." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }