A INTERMEDIAÇÃO SENSÍVEL NO CURSO DE LETRAS-PORTUGUÊS DISTÂNCIA DO IFAL: O LETRAMENTO ACADÊMICO EM QUESTÃO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99991 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7037 "inscrito_id" => 19078 "titulo" => "A INTERMEDIAÇÃO SENSÍVEL NO CURSO DE LETRAS-PORTUGUÊS DISTÂNCIA DO IFAL: O LETRAMENTO ACADÊMICO EM QUESTÃO" "resumo" => "O presente estudo analisa o processo de produção textual como prática de letramento acadêmico em um curso de licenciatura em Letras-Português a distância do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). À luz da Linguística Aplicada, utilizamos uma abordagem de pesquisa de natureza qualitativa cujo contexto foi uma turma de Letras-Português, na modalidade a distância, ofertada em um polo situado na Zona da Mata alagoana. Em tal contexto, analisamos produções escritas de estudantes e sua relação com orientações e feedbacks do professor e da tutora. Nas análises efetuadas, constatamos que esses estudantes, professores em formação inicial, apesar de já terem se apropriado da linguagem escrita, apresentam lacunas em determinados aspectos do letramento acadêmico, tais como: produção textual sem evidência de apropriação de conceitos constantes nos textos lidos, ausência de elementos linguístico-discursivos inerentes aos gêneros produzidos e evidência de dificuldades quanto ao domínio de aspectos formais da língua. Concluímos que essas lacunas poderiam ser minimizadas a partir de uma intermediação sensível do professor e/ou tutora. Acreditamos que no processo de formação de sujeitos que atuarão na docência não se pode prescindir de interlocuções responsivas para que a constituição desses sujeitos, futuros professores, aconteça de modo intrinsecamente vinculado às reais necessidades das práticas situadas de leitura e escrita dos espaços onde eles atuarão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID19078_TB7037_20062023220301.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO CARLOS SANTOS DE LIMA" "autor_nome_curto" => "ANTONIO LIMA" "autor_email" => "antonio.lima@ifal.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99991 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7037 "inscrito_id" => 19078 "titulo" => "A INTERMEDIAÇÃO SENSÍVEL NO CURSO DE LETRAS-PORTUGUÊS DISTÂNCIA DO IFAL: O LETRAMENTO ACADÊMICO EM QUESTÃO" "resumo" => "O presente estudo analisa o processo de produção textual como prática de letramento acadêmico em um curso de licenciatura em Letras-Português a distância do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). À luz da Linguística Aplicada, utilizamos uma abordagem de pesquisa de natureza qualitativa cujo contexto foi uma turma de Letras-Português, na modalidade a distância, ofertada em um polo situado na Zona da Mata alagoana. Em tal contexto, analisamos produções escritas de estudantes e sua relação com orientações e feedbacks do professor e da tutora. Nas análises efetuadas, constatamos que esses estudantes, professores em formação inicial, apesar de já terem se apropriado da linguagem escrita, apresentam lacunas em determinados aspectos do letramento acadêmico, tais como: produção textual sem evidência de apropriação de conceitos constantes nos textos lidos, ausência de elementos linguístico-discursivos inerentes aos gêneros produzidos e evidência de dificuldades quanto ao domínio de aspectos formais da língua. Concluímos que essas lacunas poderiam ser minimizadas a partir de uma intermediação sensível do professor e/ou tutora. Acreditamos que no processo de formação de sujeitos que atuarão na docência não se pode prescindir de interlocuções responsivas para que a constituição desses sujeitos, futuros professores, aconteça de modo intrinsecamente vinculado às reais necessidades das práticas situadas de leitura e escrita dos espaços onde eles atuarão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID19078_TB7037_20062023220301.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO CARLOS SANTOS DE LIMA" "autor_nome_curto" => "ANTONIO LIMA" "autor_email" => "antonio.lima@ifal.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }