SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA INTRODUÇÃO A FÍSICA MODERNA NO ENSINO MÉDIO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100287 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7448 "inscrito_id" => 21889 "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA INTRODUÇÃO A FÍSICA MODERNA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O ensino tradicional tem recebido críticas por não valorizar a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, assim como por não considerar as diversas formas de aprendizado dos estudantes. Além disso, esse modelo muitas vezes não contextualiza os conteúdos, o que torna o ensino e a aprendizagem da Física abstratos e pouco atraentes para os alunos. Diante desse cenário, é crucial que as escolas adotem novas metodologias e estratégias de ensino que permitam aos alunos se envolver ativamente na construção do conhecimento, tornando a Física mais acessível e interessante. Nesse contexto, o presente trabalho propõe o desenvolvimento de uma sequência didática no ensino de Física, com foco no engajamento dos alunos do ensino médio, por meio da utilização de simulações computacionais e experimentos de baixo custo como recursos didáticos no ensino de física moderna. A sequência didática proposta tem como objetivo promover uma maior interação entre os estudantes, estimulando sua participação ativa, incentivando o diálogo didático e a construção de conhecimentos científicos. Reconhecendo as dificuldades enfrentadas em sala de aula, busca-se utilizar simulações e experimentos para apresentar o conteúdo de forma mais clara e ilustrar os conceitos relacionados à disciplina de maneira didática. Essas estratégias visam promover o ensino-aprendizagem dinâmico e diferenciado, buscando colocar o aluno como o protagonista de seu próprio aprendizado, ao mesmo tempo em que se retira do professor a responsabilidade exclusiva de deter todo o conhecimento." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID21889_TB7448_10122023234318.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS RICARDO FLORENTINO MANDU BEZERRA" "autor_nome_curto" => "CARLOS" "autor_email" => "carlosricardo586@gmail.co" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100287 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7448 "inscrito_id" => 21889 "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA INTRODUÇÃO A FÍSICA MODERNA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O ensino tradicional tem recebido críticas por não valorizar a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, assim como por não considerar as diversas formas de aprendizado dos estudantes. Além disso, esse modelo muitas vezes não contextualiza os conteúdos, o que torna o ensino e a aprendizagem da Física abstratos e pouco atraentes para os alunos. Diante desse cenário, é crucial que as escolas adotem novas metodologias e estratégias de ensino que permitam aos alunos se envolver ativamente na construção do conhecimento, tornando a Física mais acessível e interessante. Nesse contexto, o presente trabalho propõe o desenvolvimento de uma sequência didática no ensino de Física, com foco no engajamento dos alunos do ensino médio, por meio da utilização de simulações computacionais e experimentos de baixo custo como recursos didáticos no ensino de física moderna. A sequência didática proposta tem como objetivo promover uma maior interação entre os estudantes, estimulando sua participação ativa, incentivando o diálogo didático e a construção de conhecimentos científicos. Reconhecendo as dificuldades enfrentadas em sala de aula, busca-se utilizar simulações e experimentos para apresentar o conteúdo de forma mais clara e ilustrar os conceitos relacionados à disciplina de maneira didática. Essas estratégias visam promover o ensino-aprendizagem dinâmico e diferenciado, buscando colocar o aluno como o protagonista de seu próprio aprendizado, ao mesmo tempo em que se retira do professor a responsabilidade exclusiva de deter todo o conhecimento." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID21889_TB7448_10122023234318.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS RICARDO FLORENTINO MANDU BEZERRA" "autor_nome_curto" => "CARLOS" "autor_email" => "carlosricardo586@gmail.co" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }