Este estudo busca sistematizar e recuperar aportes teóricos que trazem em suas temáticas os conceitos de currículo, juntamente com discussões acerca das temáticas Culturais e relações Socioculturais, entrelaçando esses conceitos epistemológicos com a construção do currículo educacional contemporâneo. O objetivo principal é analisar as contribuições dessas epistemologias nos Documentos e Diretrizes curriculares que regem o ensino educacional brasileiro, e definem o que é ensinado nas instituições escolares. Pretende-se compreender de que forma o currículo atual barasileiro é estruturado de forma a abordar no cotidiano escolar discussões que despertem o senso crítico acerca da diversidade Sociocultural brasileira. O estudo é de abordagem qualitativa com foco na pesquisa bibliográfica. O aporte teórico baseia-se nos estudos sobre os conceitos de currículo com base em Tomaz da Silva Tadeu (1995, 2005), Marisa Vorraber Costa (2003), Alice Casimiro Lopes (2013), entre outros estudiosos da área; e autores que trazem em suas obras discussões acerca de questões Culturais, como Ubiratan D’ambrosio (2011), Raymond Williams (2008), entre outros. Parte-se do pressuposto de que muitos saberes culturais vêm sendo marginalizados e inferiorizados em detrimento de outros na realidade educacional. Compreende-se que existem leis presentes no Currículo Educacional que garantem a obrigatoriedade do estudo e valorização no espaço escolar de práticas e saberes culturais de povos que foram historicamente oprimidos, no entanto, na prática, muitos saberes ainda são selecionados de forma hegemônica, sendo necessários estudos voltados a viabilização de um currículo pautado nas práticas e saberes culturais de povos que são marginalizados e inferiorizados em detrimento dos que são considerados superiores.