CURRÍCULO EDUCACIONAL E DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL: UMA ANÁLISE DO CURRÍCULO ATUAL BRASILEIRO
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O objetivo principal é analisar as contribuições dessas epistemologias nos Documentos e Diretrizes curriculares que regem o ensino educacional brasileiro, e definem o que é ensinado nas instituições escolares. Pretende-se compreender de que forma o currículo atual barasileiro é estruturado de forma a abordar no cotidiano escolar discussões que despertem o senso crítico acerca da diversidade Sociocultural brasileira. O estudo é de abordagem qualitativa com foco na pesquisa bibliográfica. O aporte teórico baseia-se nos estudos sobre os conceitos de currículo com base em Tomaz da Silva Tadeu (1995, 2005), Marisa Vorraber Costa (2003), Alice Casimiro Lopes (2013), entre outros estudiosos da área; e autores que trazem em suas obras discussões acerca de questões Culturais, como Ubiratan D’ambrosio (2011), Raymond Williams (2008), entre outros. Parte-se do pressuposto de que muitos saberes culturais vêm sendo marginalizados e inferiorizados em detrimento de outros na realidade educacional. 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