ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA - DO LIVRO AO MICROSCÓPIO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100377 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7567 "inscrito_id" => 21595 "titulo" => "ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA - DO LIVRO AO MICROSCÓPIO" "resumo" => "A Microbiologia é uma disciplina esplanada em alguns conteúdos ministrados no Ensino Fundamental II que tem como objetivo apresentar as diversas formas, nomenclaturas e importância dos microrganismos para o ambiente e para os seres humanos. Entretanto, ao lecionar os conteúdo relacionados à microbiologia é corriqueiro que o professor se depare com a dificuldade de assimilação dos conteúdos por parte dos discentes, devido a necessidade de abstração do conteúdo, dificuldade dos estudantes em associar as imagens macroscópica apresentadas no livro didático, e falta de laboratório na rede Municipal de ensino. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo verificar se houve melhor entendimento dos conteúdos relacionados à microbiologia após explanação e aula prática em duas turmas de sétimo ano. Para tanto, foi aplicado um questionário para verificar os saberes prévios dos estudantes, depois os conteúdos referentes à microbiologia foram abordados em sala de aula pela professora de Ciências e foi aplicado novamente os questionários contendo as mesmas perguntas, e posteriormente as duas turmas foram à Universidade Federal de Alagoas (UFAL) para o laboratório didático, em parceria com a professora de microbiologia da UFAL, levando alguns alimentos como tomates e pães em estado de decomposição, para verificar a presença dos microrganismos nos alimentos, e novamente foi aplicado o questionário. Ao analisar os formulários foi possível verificar o progresso relacionado à consolidação do conhecimento sobre o conteúdo por parte dos estudantes ao decorrer das etapas. Vale ressaltar que houve estudantes que tinham um conhecimento prévio do conteúdo de forma superficial e outros que desconheciam totalmente o conteúdo. A etapa final de visualização no microscópio foi fundamental no processo de ensino aprendizagem, pois proporcionou aos estudante sair um da sala de aula e conhecer os microrganismos dos próprios alimentos despertando neles a vontade de um dia fazer parte do corpo discente de uma Universidade Federal de Alagoas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID21595_TB7567_20112023231314.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALDECI FRANCA ARAUJO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ALDECI" "autor_email" => "aldecifranca@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100377 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7567 "inscrito_id" => 21595 "titulo" => "ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA - DO LIVRO AO MICROSCÓPIO" "resumo" => "A Microbiologia é uma disciplina esplanada em alguns conteúdos ministrados no Ensino Fundamental II que tem como objetivo apresentar as diversas formas, nomenclaturas e importância dos microrganismos para o ambiente e para os seres humanos. Entretanto, ao lecionar os conteúdo relacionados à microbiologia é corriqueiro que o professor se depare com a dificuldade de assimilação dos conteúdos por parte dos discentes, devido a necessidade de abstração do conteúdo, dificuldade dos estudantes em associar as imagens macroscópica apresentadas no livro didático, e falta de laboratório na rede Municipal de ensino. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo verificar se houve melhor entendimento dos conteúdos relacionados à microbiologia após explanação e aula prática em duas turmas de sétimo ano. Para tanto, foi aplicado um questionário para verificar os saberes prévios dos estudantes, depois os conteúdos referentes à microbiologia foram abordados em sala de aula pela professora de Ciências e foi aplicado novamente os questionários contendo as mesmas perguntas, e posteriormente as duas turmas foram à Universidade Federal de Alagoas (UFAL) para o laboratório didático, em parceria com a professora de microbiologia da UFAL, levando alguns alimentos como tomates e pães em estado de decomposição, para verificar a presença dos microrganismos nos alimentos, e novamente foi aplicado o questionário. Ao analisar os formulários foi possível verificar o progresso relacionado à consolidação do conhecimento sobre o conteúdo por parte dos estudantes ao decorrer das etapas. Vale ressaltar que houve estudantes que tinham um conhecimento prévio do conteúdo de forma superficial e outros que desconheciam totalmente o conteúdo. A etapa final de visualização no microscópio foi fundamental no processo de ensino aprendizagem, pois proporcionou aos estudante sair um da sala de aula e conhecer os microrganismos dos próprios alimentos despertando neles a vontade de um dia fazer parte do corpo discente de uma Universidade Federal de Alagoas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID21595_TB7567_20112023231314.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALDECI FRANCA ARAUJO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ALDECI" "autor_email" => "aldecifranca@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }