CIRCUITO BOTÂNICO: A DIVERSIDADE DAS PLANTAS A PARTIR DO PROCESSO REPRODUTIVO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100789 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8263 "inscrito_id" => 14761 "titulo" => "CIRCUITO BOTÂNICO: A DIVERSIDADE DAS PLANTAS A PARTIR DO PROCESSO REPRODUTIVO" "resumo" => "As plantas desempenham papéis fundamentais no processo homeostático da vida na Terra, desde a produção de moléculas orgânicas através do processo fotossintético, a serem base da cadeia alimentar e dinamizar o processo vital dos seres vivos. Desta forma, a atividade tem como objetivo aplicar o método de ensino por investigação para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem sobre os grupos vegetais e seu ciclo reprodutivo. A atividade foi desenvolvida na A EREM São José, localizada no município de Frei Miguelinho – PE, com a turma da 2ª Série “B” do Ensino Médio, que tem 40 estudantes matriculados, sendo 29 do sexo feminino e 11 do sexo masculino. Foram utilizadas cinco horas/aula de 50 minutos cada, para o desenvolvimento da atividade. A atividade foi desenvolvida em três etapas: a primeira etapa consiste na leitura do texto com o surgimento da pergunta e levantamento das hipóteses; no segundo momento, foi realizado um circuito botânico, proporcionando uma conexão direta com os conceitos botânicos, tornando a aprendizagem mais significativa e duradoura. Munidos destas novas informações, os alunos montaram o cladograma, estabelecendo o grau de parentesco entre os grupos de plantas. Durante a aplicação da atividade, foram observados diversos aspectos positivos que contribuíram para uma aprendizagem mais significativa e engajadora. No entanto, também foi identificado alguns pontos que poderiam ser modificados em uma aplicação futura, com base na prática desenvolvida." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID14761_TB8263_13082023145950.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO LUIZ FERREIRA NETO" "autor_nome_curto" => "JOÃO FERREIRA" "autor_email" => "ferreira.neto@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100789 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8263 "inscrito_id" => 14761 "titulo" => "CIRCUITO BOTÂNICO: A DIVERSIDADE DAS PLANTAS A PARTIR DO PROCESSO REPRODUTIVO" "resumo" => "As plantas desempenham papéis fundamentais no processo homeostático da vida na Terra, desde a produção de moléculas orgânicas através do processo fotossintético, a serem base da cadeia alimentar e dinamizar o processo vital dos seres vivos. Desta forma, a atividade tem como objetivo aplicar o método de ensino por investigação para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem sobre os grupos vegetais e seu ciclo reprodutivo. A atividade foi desenvolvida na A EREM São José, localizada no município de Frei Miguelinho – PE, com a turma da 2ª Série “B” do Ensino Médio, que tem 40 estudantes matriculados, sendo 29 do sexo feminino e 11 do sexo masculino. Foram utilizadas cinco horas/aula de 50 minutos cada, para o desenvolvimento da atividade. A atividade foi desenvolvida em três etapas: a primeira etapa consiste na leitura do texto com o surgimento da pergunta e levantamento das hipóteses; no segundo momento, foi realizado um circuito botânico, proporcionando uma conexão direta com os conceitos botânicos, tornando a aprendizagem mais significativa e duradoura. Munidos destas novas informações, os alunos montaram o cladograma, estabelecendo o grau de parentesco entre os grupos de plantas. Durante a aplicação da atividade, foram observados diversos aspectos positivos que contribuíram para uma aprendizagem mais significativa e engajadora. No entanto, também foi identificado alguns pontos que poderiam ser modificados em uma aplicação futura, com base na prática desenvolvida." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID14761_TB8263_13082023145950.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO LUIZ FERREIRA NETO" "autor_nome_curto" => "JOÃO FERREIRA" "autor_email" => "ferreira.neto@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }