A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (APB) NA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS: LIMITES E POSSIBILIDADES NO ENSINO DE CIÊNCIAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98215 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4723 "inscrito_id" => 10490 "titulo" => "A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (APB) NA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS: LIMITES E POSSIBILIDADES NO ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "Este trabalho de pesquisa discute os resultados da aplicação da metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no contexto da realidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo principal é identificar os limites e as possibilidades da ABP nas aulas de Ciência da EJA. Esta pesquisa teve como participantes os alunos da turma de 7º/8º A, do ensino noturno da EJA, no Município de Jequié-BA. Para a coleta de dados, utilizamos relatórios individuais, gravações de aulas, entrevistas semiestruturadas e questionários. Para a análise desses resultados, empregamos a Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados apontaram que a ABP, quando aplicada na EJA, permite promover uma maior discussão dos temas trabalhados em sala de aula. Entretanto, notou-se que a capacidade de leitura, escrita, a frequência em sala de aula dos alunos e o tempo destinado para as aulas de ciência foram e podem ser fatores limitantes para a aplicação dessa metodologia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10490_TB4723_21112023155058.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA NERY RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "RENATA NERY RIB" "autor_email" => "pra.renatanery@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98215 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4723 "inscrito_id" => 10490 "titulo" => "A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (APB) NA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS: LIMITES E POSSIBILIDADES NO ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "Este trabalho de pesquisa discute os resultados da aplicação da metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no contexto da realidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo principal é identificar os limites e as possibilidades da ABP nas aulas de Ciência da EJA. Esta pesquisa teve como participantes os alunos da turma de 7º/8º A, do ensino noturno da EJA, no Município de Jequié-BA. Para a coleta de dados, utilizamos relatórios individuais, gravações de aulas, entrevistas semiestruturadas e questionários. Para a análise desses resultados, empregamos a Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados apontaram que a ABP, quando aplicada na EJA, permite promover uma maior discussão dos temas trabalhados em sala de aula. Entretanto, notou-se que a capacidade de leitura, escrita, a frequência em sala de aula dos alunos e o tempo destinado para as aulas de ciência foram e podem ser fatores limitantes para a aplicação dessa metodologia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10490_TB4723_21112023155058.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA NERY RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "RENATA NERY RIB" "autor_email" => "pra.renatanery@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }