A química, muitas vezes, é entendida como uma disciplina complexa por alguns estudantes. Mesmo estando presente em nosso cotidiano, esses não conseguem relacionar e entender a sua importância. Cabe, assim, aos docentes, utilizarem metodologias ativas para o ensino dessa disciplina e não apenas se prender ao ensino tradicional, no qual muitas vezes se utiliza somente o modelo de transmissão-recepção do conhecimento. Para quebrar esse paradigma, destaca-se o Programa de Residência Pedagógica (PRP), que relaciona a teoria e a prática. A segunda edição do PRP, assim como todo sistema educacional, precisou adaptar-se à forma de ensino remoto, devido à pandemia de covid-19. Neste cenário, o objetivo desse trabalho é relatar a experiência do desenvolvimento de uma Sequência Didática (SD) sobre o conteúdo ‘Introdução à química orgânica’, utilizando a contextualização. Esta pesquisa foi desenvolvida em uma escola da rede pública, localizada no município de Areia-PB. Os participantes foram os alunos das turmas de 3º ano do ensino médio. A SD era composta por quatro momentos, nesse trabalho abordaremos os dois primeiros. No primeiro momento foi utilizado um formulário com questões sobre resíduo orgânico, que tinham a finalidade de realizar o levantamento do conhecimento prévio dos alunos. Em seguida, foi realizada uma aula síncrona, na qual foram utilizados slides que continham imagens para que os alunos pudessem classificar produtos, como orgânicos ou inorgânicos, para auxiliar na explicação do conteúdo. Os alunos participaram do levantamento de conhecimento prévio e da aula síncrona, uma vez que disseram se separam ou não o resíduo em suas residências e como é essa separação e classificaram os produtos, como orgânicos ou inorgânicos. Assim, entende-se que essa SD contribui com a aprendizagem dos alunos e com a formação docente da autora, visto que foi possível relacionar na prática das regências os conhecimentos adquiridos durante palestras, cursos, reuniões e nas aulas teóricas.