MEMÓRIA E PERTENCIMENTO: A ESCOLA COMO UMA IMPORTANTE PARTE DO BAIRRO LOTEAMENTO SAMAMBAIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99162 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5949 "inscrito_id" => 20319 "titulo" => "MEMÓRIA E PERTENCIMENTO: A ESCOLA COMO UMA IMPORTANTE PARTE DO BAIRRO LOTEAMENTO SAMAMBAIA" "resumo" => "O presente artigo busca compreender as relações presentes entre a comunidade do bairro Loteamento Samambaia, no município de Petrópolis - RJ, da Escola Paroquial do Loteamento Samambaia (existente no bairro) e da sensação de pertencimento que possam gerar questões a essa população. Tendo a escola e suas incumbências segundo a Constituição Federal de 1988 como base, pesquisaremos como a escola pode ser, além do desenvolvimento das competências acadêmicas, um local para desenvolver projetos que visam a valorização da cidadania e do espaço em que os alunos e seus pares residem. Para conectar os objetos desejados, utilizaremos o conceito de memória — presente nas obras dos autores Paul Ricoeur e Michel de Certeau — avaliando o histórico da instituição em consonância com o bairro e realizando possíveis propostas pedagógicas desenvolvidas na escola que façam referência ao local, suas características naturais e sociais. A intenção por trás da pesquisa é cruzar as propostas realizadas com os alunos da escola pertencentes a comunidade do Loteamento Samambaia — seja residente ou apenas utilizando a escola como fonte de ensino — com a valorização do espaço, para demonstrar como a educação é uma das principais fontes que geram o pertencimento e a valorização das pessoas a um lugar, sendo a escola a potencial materialização deste objetivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID20319_TB5949_20062023161859.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL MOREIRA ANTUNES" "autor_nome_curto" => "RAQUEL" "autor_email" => "raquelmoreira.antunes@gma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS (UCP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99162 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5949 "inscrito_id" => 20319 "titulo" => "MEMÓRIA E PERTENCIMENTO: A ESCOLA COMO UMA IMPORTANTE PARTE DO BAIRRO LOTEAMENTO SAMAMBAIA" "resumo" => "O presente artigo busca compreender as relações presentes entre a comunidade do bairro Loteamento Samambaia, no município de Petrópolis - RJ, da Escola Paroquial do Loteamento Samambaia (existente no bairro) e da sensação de pertencimento que possam gerar questões a essa população. Tendo a escola e suas incumbências segundo a Constituição Federal de 1988 como base, pesquisaremos como a escola pode ser, além do desenvolvimento das competências acadêmicas, um local para desenvolver projetos que visam a valorização da cidadania e do espaço em que os alunos e seus pares residem. Para conectar os objetos desejados, utilizaremos o conceito de memória — presente nas obras dos autores Paul Ricoeur e Michel de Certeau — avaliando o histórico da instituição em consonância com o bairro e realizando possíveis propostas pedagógicas desenvolvidas na escola que façam referência ao local, suas características naturais e sociais. A intenção por trás da pesquisa é cruzar as propostas realizadas com os alunos da escola pertencentes a comunidade do Loteamento Samambaia — seja residente ou apenas utilizando a escola como fonte de ensino — com a valorização do espaço, para demonstrar como a educação é uma das principais fontes que geram o pertencimento e a valorização das pessoas a um lugar, sendo a escola a potencial materialização deste objetivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID20319_TB5949_20062023161859.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL MOREIRA ANTUNES" "autor_nome_curto" => "RAQUEL" "autor_email" => "raquelmoreira.antunes@gma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS (UCP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }