A UTILIZAÇÃO DE UM MINHOCÁRIO PARA INCORPORAR A CONCEPÇÃO DE SUSTENTABILIDADE COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99188 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5979 "inscrito_id" => 20485 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE UM MINHOCÁRIO PARA INCORPORAR A CONCEPÇÃO DE SUSTENTABILIDADE COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A sustentabilidade é necessária para os recursos naturais finitos perdurarem para as gerações futuras O trabalho teve como objetivo principal apresentar para alunos do Ensino Fundamental II das escolas públicas da Baixada Santista, como uma atividade didática experimental em que se focalizou habilidades investigativas e pôde complementar conceitos de sustentabilidade. Ela aconteceu no Centro Aprendiz de Pesquisador (CAP), do Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente (CEPEMA-POLI-USP), sediado no município de Cubatão. Propôs a construção artesanal de um minhocário caseiro, observando primeiro um minhocário disponibilizado pela Secretaria de Meio Ambiente municipal, enquanto os educadores apresentaram e compartilharam conteúdos sobre tópicos correlatos como as composteiras, os anelídeos, a vermicompostagem e os resíduos orgânicos. A pesquisa foi realizada com alunos do 6º ao 9º ano de escolas públicas da rede municipal de São Vicente (SP), que visitaram o CAP/CEPEMA, onde realizaram diversas atividades priorizando o uso de habilidades investigativas sendo a minhocultura e a construção de um minhocário como uma prática de sustentabilidade para diversas idades e ambientes como escolas ou propriedades particulares, pois é uma forma de diminuir a relação de quantidade de lixo orgânico gerado . Os estudantes que participaram ativamente em grupos, trabalharam habilidades como a observação, comparação, exploração, registro de dados e revisão do aprendizado, observando as minhocas, comparando os tipos de resíduo, explorando as características e importância das minhocas, escrevendo na folha de atividade o que foi aprendido, além de terem participado no final de uma pesquisa de percepção sobre a visita realizada. A atividade despertou a curiosidade dos alunos e permitiu introduzir importantes conceitos de educação ambiental. Também favoreceu a introdução de um minhocário como complemento na fertilização da horta ou jardim caseiro e reciclagem dos restos alimentares dos lares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20485_TB5979_24112023212755.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THATIANE CRISTINA DA SILVA HIGINO" "autor_nome_curto" => "THATIANE" "autor_email" => "t.higino@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99188 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5979 "inscrito_id" => 20485 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE UM MINHOCÁRIO PARA INCORPORAR A CONCEPÇÃO DE SUSTENTABILIDADE COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A sustentabilidade é necessária para os recursos naturais finitos perdurarem para as gerações futuras O trabalho teve como objetivo principal apresentar para alunos do Ensino Fundamental II das escolas públicas da Baixada Santista, como uma atividade didática experimental em que se focalizou habilidades investigativas e pôde complementar conceitos de sustentabilidade. Ela aconteceu no Centro Aprendiz de Pesquisador (CAP), do Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente (CEPEMA-POLI-USP), sediado no município de Cubatão. Propôs a construção artesanal de um minhocário caseiro, observando primeiro um minhocário disponibilizado pela Secretaria de Meio Ambiente municipal, enquanto os educadores apresentaram e compartilharam conteúdos sobre tópicos correlatos como as composteiras, os anelídeos, a vermicompostagem e os resíduos orgânicos. A pesquisa foi realizada com alunos do 6º ao 9º ano de escolas públicas da rede municipal de São Vicente (SP), que visitaram o CAP/CEPEMA, onde realizaram diversas atividades priorizando o uso de habilidades investigativas sendo a minhocultura e a construção de um minhocário como uma prática de sustentabilidade para diversas idades e ambientes como escolas ou propriedades particulares, pois é uma forma de diminuir a relação de quantidade de lixo orgânico gerado . Os estudantes que participaram ativamente em grupos, trabalharam habilidades como a observação, comparação, exploração, registro de dados e revisão do aprendizado, observando as minhocas, comparando os tipos de resíduo, explorando as características e importância das minhocas, escrevendo na folha de atividade o que foi aprendido, além de terem participado no final de uma pesquisa de percepção sobre a visita realizada. A atividade despertou a curiosidade dos alunos e permitiu introduzir importantes conceitos de educação ambiental. Também favoreceu a introdução de um minhocário como complemento na fertilização da horta ou jardim caseiro e reciclagem dos restos alimentares dos lares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20485_TB5979_24112023212755.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THATIANE CRISTINA DA SILVA HIGINO" "autor_nome_curto" => "THATIANE" "autor_email" => "t.higino@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }