RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DOS ANOS INICIAIS DA REDE MUNICIPAL DE PICOS – PI
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99711 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6666 "inscrito_id" => 21980 "titulo" => "RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DOS ANOS INICIAIS DA REDE MUNICIPAL DE PICOS – PI" "resumo" => "A presente pesquisa tem como tema principal a educação nas relações étnico-raciais e a percepção dos professores em uma escola do ensino fundamental anos iniciais, tem como objetivo geral refletir como se realiza a educação nas relações étnico-raciais na escola de ensino fundamenta anos iniciais da rede municipal de ensino do município de Picos-PI, para essa proposta investigativa tomamos como trilha metodológica a pesquisa de campo, com abordagem qualitativa. Quanto aos sujeitos colaboradores foram professoras atuantes no ensino fundamental nos anos iniciais de uma escola municipal de Picos - PI. Como apoio teórico e metodológico utilizamos os seguinte autores: (2019), Albuquerque e Filho (2006), Araújo (2021), Barros (2014), Barros (2017), Barbosa (2012), Costa (2020), ESTEVES (2008), Freire (2003), Fonseca (2002), Geledés (2013), Gomes (2023), Ianni (2004), Jeans e Cerii ( 2015), Luna (2000), Lopes (2005), Maestri (2004), Marconi e Lakatos(2003), Müller(2007), Minayo (2007), Munanga (2005), Nazaro (2021), Negreiros (2017), Oliveira (2021), Santos (2009), Silva (2005), Teixeira e Barros (2019), Westin (2020), Zanella (2013), O trabalho está organizada em 3 capítulos: o primeiro sendo as relações étnico-raciais nas escolas, trazendo o referencial teórico, o segundo a metodologia, que traz todos os caminhos percorridos para a realização da pesquisa e o terceiro capitulo é a análise e discursão dos dados coletados. Após a análise destes, os resultados demonstram que os alunos tem acesso à educação nas relações étnico-raciais, porém de forma superficial, não é desenvolvido projetos com essa temática na escola pesquisada, a partir do presente estudo concluímos que não é dado a devia importância a educação nas relações étnico-raciais pelos órgãos públicos nem na educação básica nem na formação de professores, mesmo que esta seja exigida na legislação" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID21980_TB6666_20062023205038.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RONIEL ALMEIDA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RONIEL" "autor_email" => "ronielalmeida17@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99711 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6666 "inscrito_id" => 21980 "titulo" => "RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DOS ANOS INICIAIS DA REDE MUNICIPAL DE PICOS – PI" "resumo" => "A presente pesquisa tem como tema principal a educação nas relações étnico-raciais e a percepção dos professores em uma escola do ensino fundamental anos iniciais, tem como objetivo geral refletir como se realiza a educação nas relações étnico-raciais na escola de ensino fundamenta anos iniciais da rede municipal de ensino do município de Picos-PI, para essa proposta investigativa tomamos como trilha metodológica a pesquisa de campo, com abordagem qualitativa. Quanto aos sujeitos colaboradores foram professoras atuantes no ensino fundamental nos anos iniciais de uma escola municipal de Picos - PI. Como apoio teórico e metodológico utilizamos os seguinte autores: (2019), Albuquerque e Filho (2006), Araújo (2021), Barros (2014), Barros (2017), Barbosa (2012), Costa (2020), ESTEVES (2008), Freire (2003), Fonseca (2002), Geledés (2013), Gomes (2023), Ianni (2004), Jeans e Cerii ( 2015), Luna (2000), Lopes (2005), Maestri (2004), Marconi e Lakatos(2003), Müller(2007), Minayo (2007), Munanga (2005), Nazaro (2021), Negreiros (2017), Oliveira (2021), Santos (2009), Silva (2005), Teixeira e Barros (2019), Westin (2020), Zanella (2013), O trabalho está organizada em 3 capítulos: o primeiro sendo as relações étnico-raciais nas escolas, trazendo o referencial teórico, o segundo a metodologia, que traz todos os caminhos percorridos para a realização da pesquisa e o terceiro capitulo é a análise e discursão dos dados coletados. Após a análise destes, os resultados demonstram que os alunos tem acesso à educação nas relações étnico-raciais, porém de forma superficial, não é desenvolvido projetos com essa temática na escola pesquisada, a partir do presente estudo concluímos que não é dado a devia importância a educação nas relações étnico-raciais pelos órgãos públicos nem na educação básica nem na formação de professores, mesmo que esta seja exigida na legislação" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID21980_TB6666_20062023205038.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RONIEL ALMEIDA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RONIEL" "autor_email" => "ronielalmeida17@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }