A IMPORTÂNCIA DO CONTATO DOS ALUNOS NO AMBIENTE LABORATÓRIAL COMO FORMA DE APRENDIZADO NO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO- IFMA CAMPUS CODÓ
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94992 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 479 "inscrito_id" => 9813 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO CONTATO DOS ALUNOS NO AMBIENTE LABORATÓRIAL COMO FORMA DE APRENDIZADO NO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO- IFMA CAMPUS CODÓ" "resumo" => "Este trabalho foi desenvolvido na intenção de promover uma temática de suma importância para a vivência e contato dos alunos e professores com o ambiente laboratorial no seu aprendizado, pois, é indispensável esta vivência no ambiente escolar, o que vai fazer com que os profissionais que atuam nos laboratórios e os alunos venham aprender mais. Além disso, promover e incentivar os cuidados normais de boas práticas de laboratório, que fará com que os procedimentos específicos, os riscos e acidentes pessoais e de contaminação ambiental sejam minimizados. Sabemos que em muitas das Instituições de ensino, o contato dos alunos com o ambiente laboratorial praticamente tem se tornado frequente, e a grande maioria dos institutos em sua totalidade possuem laboratórios para a execução de práticas laboratoriais como forma de ensino. Durante o desenvolvimento da pesquisa, foram feitas coletas de dados na forma de questionários, sobre o acesso aos laboratórios e de que forma, essas frequências a esses ambientes estavam contribuindo em seus aprendizados dentro do campus. A pesquisa foi destinada aos discentes e posteriormente, uma série de apresentações com palestras, dinâmicas, para o incentivar aos alunos a fazerem o uso dos laboratórios como forma de enriquecer o seu aprendizado, e para melhor aprimorar os resultados. Durante alguns procedimentos, foi observado que antes de fazerem o uso dos laboratórios, técnicos e auxiliares apresentam e norteiam aos alunos com os manuais de normas e procedimentos, para que os alunos façam o uso dos laboratórios de forma segura e equipados, só assim terão a vivência e aprendizados necessários para a sua formação acadêmica, além de criarem hábitos de relevância profissional. A dimensão do ensino nos laboratórios é de suma importância para as atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico, inovação e produção tecnológica, por tanto, desenvolver esse trabalho se torna algo que irá privilegiar a educação, segurança e aprendizado dos alunos no Instituto Federal do Maranhão- IFMA – campus - Codó." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID9813_TB479_17042023194617.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANASSÉS LIMA DANTAS" "autor_nome_curto" => "MANASSÉS" "autor_email" => "manassesdantas4@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94992 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 479 "inscrito_id" => 9813 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO CONTATO DOS ALUNOS NO AMBIENTE LABORATÓRIAL COMO FORMA DE APRENDIZADO NO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO- IFMA CAMPUS CODÓ" "resumo" => "Este trabalho foi desenvolvido na intenção de promover uma temática de suma importância para a vivência e contato dos alunos e professores com o ambiente laboratorial no seu aprendizado, pois, é indispensável esta vivência no ambiente escolar, o que vai fazer com que os profissionais que atuam nos laboratórios e os alunos venham aprender mais. Além disso, promover e incentivar os cuidados normais de boas práticas de laboratório, que fará com que os procedimentos específicos, os riscos e acidentes pessoais e de contaminação ambiental sejam minimizados. Sabemos que em muitas das Instituições de ensino, o contato dos alunos com o ambiente laboratorial praticamente tem se tornado frequente, e a grande maioria dos institutos em sua totalidade possuem laboratórios para a execução de práticas laboratoriais como forma de ensino. Durante o desenvolvimento da pesquisa, foram feitas coletas de dados na forma de questionários, sobre o acesso aos laboratórios e de que forma, essas frequências a esses ambientes estavam contribuindo em seus aprendizados dentro do campus. A pesquisa foi destinada aos discentes e posteriormente, uma série de apresentações com palestras, dinâmicas, para o incentivar aos alunos a fazerem o uso dos laboratórios como forma de enriquecer o seu aprendizado, e para melhor aprimorar os resultados. Durante alguns procedimentos, foi observado que antes de fazerem o uso dos laboratórios, técnicos e auxiliares apresentam e norteiam aos alunos com os manuais de normas e procedimentos, para que os alunos façam o uso dos laboratórios de forma segura e equipados, só assim terão a vivência e aprendizados necessários para a sua formação acadêmica, além de criarem hábitos de relevância profissional. A dimensão do ensino nos laboratórios é de suma importância para as atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico, inovação e produção tecnológica, por tanto, desenvolver esse trabalho se torna algo que irá privilegiar a educação, segurança e aprendizado dos alunos no Instituto Federal do Maranhão- IFMA – campus - Codó." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID9813_TB479_17042023194617.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANASSÉS LIMA DANTAS" "autor_nome_curto" => "MANASSÉS" "autor_email" => "manassesdantas4@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }