WOMEN VOICE: REFLETINDO SOBRE A ESCRAVIDÃO E OS EFEITOS SOCIAIS DO RACISMO NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100687 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8098 "inscrito_id" => 13955 "titulo" => "WOMEN VOICE: REFLETINDO SOBRE A ESCRAVIDÃO E OS EFEITOS SOCIAIS DO RACISMO NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA" "resumo" => "As aulas de língua inglesa no Ensino Fundamental, para muitos, são consideradas como um espaço exclusivo para a aprendizagem de vocabulários, desenvolvimento da leitura e escrita do idioma em estudo. Contudo, pensar o desenvolvimento das habilidades dentro do idioma, também abre espaço para a reflexão sobre questões sociais, tais como o processo de escravidão, assim como os efeitos sociais que o racismo ainda perpetua em nossa sociedade. Assim, neste artigo apresentamos uma sequência didática aplicada ao 9° ano do Ensino Fundamental, na qual utilizamos como texto base o poema “Women Voice”, de Conceição Evaristo para incentivarmos o gosto pela leitura, ao mesmo tempo em que trabalharmos com o racismo a partir de um poema de autoria de uma mulher negra. Como resultado, percebe-se que os alunos conseguiram compreender que o racismo ainda ecoa efeitos sociais na vida de pessoas que são negras, sobretudo nas vidas de mulheres negras, assim como tiveram a oportunidade de aprender a língua inglesa de uma forma mais significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13955_TB8098_18112023200230.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABÍOLA JERONIMO DUARTE DE LIRA" "autor_nome_curto" => "FABÍOLA LIRA" "autor_email" => "fabiolla-mf@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100687 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8098 "inscrito_id" => 13955 "titulo" => "WOMEN VOICE: REFLETINDO SOBRE A ESCRAVIDÃO E OS EFEITOS SOCIAIS DO RACISMO NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA" "resumo" => "As aulas de língua inglesa no Ensino Fundamental, para muitos, são consideradas como um espaço exclusivo para a aprendizagem de vocabulários, desenvolvimento da leitura e escrita do idioma em estudo. Contudo, pensar o desenvolvimento das habilidades dentro do idioma, também abre espaço para a reflexão sobre questões sociais, tais como o processo de escravidão, assim como os efeitos sociais que o racismo ainda perpetua em nossa sociedade. Assim, neste artigo apresentamos uma sequência didática aplicada ao 9° ano do Ensino Fundamental, na qual utilizamos como texto base o poema “Women Voice”, de Conceição Evaristo para incentivarmos o gosto pela leitura, ao mesmo tempo em que trabalharmos com o racismo a partir de um poema de autoria de uma mulher negra. Como resultado, percebe-se que os alunos conseguiram compreender que o racismo ainda ecoa efeitos sociais na vida de pessoas que são negras, sobretudo nas vidas de mulheres negras, assim como tiveram a oportunidade de aprender a língua inglesa de uma forma mais significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13955_TB8098_18112023200230.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABÍOLA JERONIMO DUARTE DE LIRA" "autor_nome_curto" => "FABÍOLA LIRA" "autor_email" => "fabiolla-mf@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }