LABORATÓRIOS NA UNIVERSIDADE: PRÁTICAS INCLUSIVAS E FORMAÇÃO DOCENTE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97577 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3894 "inscrito_id" => 14182 "titulo" => "LABORATÓRIOS NA UNIVERSIDADE: PRÁTICAS INCLUSIVAS E FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "Trata-se de uma pesquisa em andamento desenvolvida em nível Mestrado vinculada ao programa de Pós-graduação em Educação Especial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Como unidade de análise considera-se a Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA/ UFRN) e o objetivo geral é conhecer e analisar, no contexto de aulas práticas em laboratórios da FACISA os elementos didáticos e as demandas formativas que podem contribuir para uma prática docente inclusiva. Os participantes da pesquisa são docentes, estudantes com e sem deficiência e técnicos que participam das aulas práticas em laboratórios. Possui natureza qualitativa e exploratória descritiva. Como procedimentos metodológicos foi realizado um levantamento bibliográfico, contemplando os principais marcos legais e autores que discutem a temática do estudo bem como entrevistas semiestruturadas e observação (não participativa) de aulas práticas em dois laboratórios do lócus. O referencial teórico é baseado em autores que discutem o desenho universal para aprendizagem na transformação e democratização do ensino tais como Nunes e Madureira (2015), Zerbato e Mendes (2018), Pletsch (2017). Além destes, também nos baseamos em autores que tratam sobre elementos didáticos e formação de professores como Libâneo (1993), Nóvoa (1995), Zabalza (2011) e Tardif (2002), entre outros. Por fim, pretende-se elaborar uma proposta formativa destinada aos professores que ministram aulas práticas em laboratórios para o desenvolvimento de práticas pedagógicas acessíveis e inclusivas nestes espaços, contribuindo assim com novos saberes, discussões e reflexões acerca da temática pesquisada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14182_TB3894_20112023174547.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULA BATISTA DA TRINDADE" "autor_nome_curto" => "PAULA" "autor_email" => "paulabatistadatrindade@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97577 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3894 "inscrito_id" => 14182 "titulo" => "LABORATÓRIOS NA UNIVERSIDADE: PRÁTICAS INCLUSIVAS E FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "Trata-se de uma pesquisa em andamento desenvolvida em nível Mestrado vinculada ao programa de Pós-graduação em Educação Especial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Como unidade de análise considera-se a Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA/ UFRN) e o objetivo geral é conhecer e analisar, no contexto de aulas práticas em laboratórios da FACISA os elementos didáticos e as demandas formativas que podem contribuir para uma prática docente inclusiva. Os participantes da pesquisa são docentes, estudantes com e sem deficiência e técnicos que participam das aulas práticas em laboratórios. Possui natureza qualitativa e exploratória descritiva. Como procedimentos metodológicos foi realizado um levantamento bibliográfico, contemplando os principais marcos legais e autores que discutem a temática do estudo bem como entrevistas semiestruturadas e observação (não participativa) de aulas práticas em dois laboratórios do lócus. O referencial teórico é baseado em autores que discutem o desenho universal para aprendizagem na transformação e democratização do ensino tais como Nunes e Madureira (2015), Zerbato e Mendes (2018), Pletsch (2017). Além destes, também nos baseamos em autores que tratam sobre elementos didáticos e formação de professores como Libâneo (1993), Nóvoa (1995), Zabalza (2011) e Tardif (2002), entre outros. Por fim, pretende-se elaborar uma proposta formativa destinada aos professores que ministram aulas práticas em laboratórios para o desenvolvimento de práticas pedagógicas acessíveis e inclusivas nestes espaços, contribuindo assim com novos saberes, discussões e reflexões acerca da temática pesquisada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14182_TB3894_20112023174547.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULA BATISTA DA TRINDADE" "autor_nome_curto" => "PAULA" "autor_email" => "paulabatistadatrindade@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }