METODOLOGIA PARA ELABORAÇÃO DA IMAGEM MENTAL DO PERCURSO ACADÊMICO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99030 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5780 "inscrito_id" => 12096 "titulo" => "METODOLOGIA PARA ELABORAÇÃO DA IMAGEM MENTAL DO PERCURSO ACADÊMICO" "resumo" => "Este trabalho apresenta a metodologia para elaboração de mapas mentais de percurso formativo para identificar quanto o fenômeno da desagregação impacta na experiência acadêmica no ensino superior, a partir da percepção dos estudantes sobre seus percursos formativos e como eles constroem um todo coerente num cenário que podem compor seus currículos com inúmeras partes hoje oferecidas pela facilidade e incentivo à mobilidade acadêmica entre instituições de ensino superior (IES). O intuito é analisar como eles constroem, ou não, esse todo coerente, que impacta diretamente na sua experiência acadêmica, e por consequência, no seu aprendizado efetivo. É parte de um estudo de caso numa ICES - uma investigação empírica para construir dados e apreender a totalidade de um fenômeno num contexto social onde o limite entre eles ainda não está claro e se possui pouco controle sobre os eventos estudados. Trata-se de um estudo particular, descritivo, explicativo e indutivo, tendo o pesquisador como um sujeito implicado auxiliando na pesquisa. Resultados preliminares apontam alta mobilidade acadêmica na ICES - quase 30% dos estudantes constroem seu todo a partir do aproveitamento de partes cursadas em várias IES. A percepção dos estudantes sobre seu percurso formativo aponta para padrões recorrentes onde eles buscam alguma coerência para construção do seu todo e indicam toda dificuldade que enfrentam até se afiliar ao seu curso e dar sentido à sua formação no ensino superior." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID12096_TB5780_20082023205253.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO AUGUSTO ALVES DE INDA" "autor_nome_curto" => "PEDRO" "autor_email" => "paainda@ucs.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL (UCS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99030 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5780 "inscrito_id" => 12096 "titulo" => "METODOLOGIA PARA ELABORAÇÃO DA IMAGEM MENTAL DO PERCURSO ACADÊMICO" "resumo" => "Este trabalho apresenta a metodologia para elaboração de mapas mentais de percurso formativo para identificar quanto o fenômeno da desagregação impacta na experiência acadêmica no ensino superior, a partir da percepção dos estudantes sobre seus percursos formativos e como eles constroem um todo coerente num cenário que podem compor seus currículos com inúmeras partes hoje oferecidas pela facilidade e incentivo à mobilidade acadêmica entre instituições de ensino superior (IES). O intuito é analisar como eles constroem, ou não, esse todo coerente, que impacta diretamente na sua experiência acadêmica, e por consequência, no seu aprendizado efetivo. É parte de um estudo de caso numa ICES - uma investigação empírica para construir dados e apreender a totalidade de um fenômeno num contexto social onde o limite entre eles ainda não está claro e se possui pouco controle sobre os eventos estudados. Trata-se de um estudo particular, descritivo, explicativo e indutivo, tendo o pesquisador como um sujeito implicado auxiliando na pesquisa. Resultados preliminares apontam alta mobilidade acadêmica na ICES - quase 30% dos estudantes constroem seu todo a partir do aproveitamento de partes cursadas em várias IES. A percepção dos estudantes sobre seu percurso formativo aponta para padrões recorrentes onde eles buscam alguma coerência para construção do seu todo e indicam toda dificuldade que enfrentam até se afiliar ao seu curso e dar sentido à sua formação no ensino superior." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID12096_TB5780_20082023205253.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO AUGUSTO ALVES DE INDA" "autor_nome_curto" => "PEDRO" "autor_email" => "paainda@ucs.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL (UCS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }