O presente trabalho tem como objetivo destacar a importância de novas abordagens metodológicas para o ensino, especialmente no contexto da disciplina de Seminário de Orientação ao Desenvolvimento de Práticas Educativas e Formação Docente 3, integrante do curso de licenciatura em química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. A proposta central é apresentar métodos que facilitem e aprimorem o processo de ensino-aprendizagem da química. A metodologia adotada consistiu na aplicação e desenvolvimento de práticas experimentais de química em sala de aula. A motivação para essa abordagem parte do reconhecimento das dificuldades dos alunos em aprender química devido à metodologia tradicional baseada na memorização de conteúdos e fórmulas. Essa abordagem tradicional muitas vezes dificulta a interpretação de conceitos fundamentais e modelos teóricos da química, levando ao desinteresse e à aversão pela disciplina. Diante deste contexto, a abordagem de práticas experimentais em sala de aula foi adotada para tornar o ensino mais atrativo. Essa abordagem visou avaliar a aprendizagem, interação e participação dos alunos, bem como sua capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula. A prática experimental, intitulada “Torre de Líquidos”, revelou-se um sucesso, criando um ambiente mais descontraído no qual os alunos puderam empregar seus conhecimentos e curiosidades. Além disso, a abordagem incentivou o uso da criatividade e habilidades na resolução de desafios durante a prática. Os resultados foram satisfatórios em termos de engajamento dos alunos, que demonstraram maior compreensão do conteúdo teórico por meio dessa abordagem. Através da prática experimental, os alunos conseguiram associar a teoria à prática, resultando em uma compreensão mais profunda dos tópicos abordados em sala de aula. Portanto, fica evidente que as práticas experimentais desempenham um papel fundamental na compreensão eficaz dos assuntos apresentados em aula, ao integrar de maneira efetiva a teoria e a prática.