MATEMÁTICA E ESTUDOS ORIENTADOS: ESTRATÉGIAS COM FOCO NO IDEB
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97038 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3166 "inscrito_id" => 3539 "titulo" => "MATEMÁTICA E ESTUDOS ORIENTADOS: ESTRATÉGIAS COM FOCO NO IDEB" "resumo" => "A presente produção analisa as experiências de docentes dos componentes curriculares Matemática e Estudos Orientados em uma escola de Tempo Integral da Rede Pública Municipal de Piripiri. Para sistematização metodológica optou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando-se das narrativas autobiográficas como método de pesquisa. Para a complementação dos dados da pesquisa, centrada nas Diretrizes Pedagógicas e Organizacionais para a Educação Integral, tinha-se a intenção de conhecer o currículo proposto para formação e saber como era o direcionamento, considerando que o município é pioneiro no estado em implementar esse ensino em tempo integral na rede municipal, visando a aprendizagem e a formação integral dos estudantes, isso torna ainda mais desafiador e notável, tendo em vista que o direcionamento seguido foram a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Currículo do Piauí, além de avaliações externas como SAEB e o SAEPI que foram tomadas como foco para desenvolvimento de estratégias metodológicas visando um melhor desempenho dos alunos nas mesmas. A investigação concluiu, a importância do componente eletivo para dar suportes as disciplinas específicas no ensino integral e suas relevâncias para a formação desses educandos a partir dos componentes curriculares Matemática e Estudos Orientados, logo contata-se que as experiências proporcionadas pelas disciplinas em questão são bastante significativas, pois os conhecimentos, saberes e experiências vivenciados irão constituir e aprimorar suas aprendizagens construídas ao longo de sua história escolar, dando-lhes um maior suporte para a realização destas avaliações externas bem como uma melhor compreensão dos conteúdos estudados, levando-os a agregar conhecimentos que serão úteis em todo seu percurso estudantil e formativo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID3539_TB3166_04102023151552.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA DE SOUSA SANTOS" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA SOUSA" "autor_email" => "jssifpi@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97038 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3166 "inscrito_id" => 3539 "titulo" => "MATEMÁTICA E ESTUDOS ORIENTADOS: ESTRATÉGIAS COM FOCO NO IDEB" "resumo" => "A presente produção analisa as experiências de docentes dos componentes curriculares Matemática e Estudos Orientados em uma escola de Tempo Integral da Rede Pública Municipal de Piripiri. Para sistematização metodológica optou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando-se das narrativas autobiográficas como método de pesquisa. Para a complementação dos dados da pesquisa, centrada nas Diretrizes Pedagógicas e Organizacionais para a Educação Integral, tinha-se a intenção de conhecer o currículo proposto para formação e saber como era o direcionamento, considerando que o município é pioneiro no estado em implementar esse ensino em tempo integral na rede municipal, visando a aprendizagem e a formação integral dos estudantes, isso torna ainda mais desafiador e notável, tendo em vista que o direcionamento seguido foram a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Currículo do Piauí, além de avaliações externas como SAEB e o SAEPI que foram tomadas como foco para desenvolvimento de estratégias metodológicas visando um melhor desempenho dos alunos nas mesmas. A investigação concluiu, a importância do componente eletivo para dar suportes as disciplinas específicas no ensino integral e suas relevâncias para a formação desses educandos a partir dos componentes curriculares Matemática e Estudos Orientados, logo contata-se que as experiências proporcionadas pelas disciplinas em questão são bastante significativas, pois os conhecimentos, saberes e experiências vivenciados irão constituir e aprimorar suas aprendizagens construídas ao longo de sua história escolar, dando-lhes um maior suporte para a realização destas avaliações externas bem como uma melhor compreensão dos conteúdos estudados, levando-os a agregar conhecimentos que serão úteis em todo seu percurso estudantil e formativo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID3539_TB3166_04102023151552.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA DE SOUSA SANTOS" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA SOUSA" "autor_email" => "jssifpi@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }