RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS VIVÊNCIAS NA ESCOLA DE APLICAÇÃO PROFESSOR CHAVES ATRAVÉS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100453 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7670 "inscrito_id" => 20572 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS VIVÊNCIAS NA ESCOLA DE APLICAÇÃO PROFESSOR CHAVES ATRAVÉS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "Este relato de experiência tem como objetivo descrever as atividades e estudos teóricos realizados pelos alunos bolsistas do Programa de Residência Pedagógica da Universidade de Pernambuco. As vivências desse projeto aconteceram na Área/Subprojeto Letras - Língua Portuguesa, do Campus Mata Norte, no período de novembro do ano de 2022 até abril de 2023, correspondendo a uma carga horária de 25 horas mensais. A escola-campo escolhida foi a Escola de Aplicação Professor Chaves, situada no município de Nazaré da Mata, no estado de Pernambuco. Nessa perspectiva, esse trabalho propõe uma discussão e análise sobre as experiências das residentes do programa, autoras deste relatório, dos resultados obtidos, assim como uma reflexão acerca do ensino de Língua Portuguesa e Literatura, especificamente nas séries do terceiro ano do ensino médio, apoiando-se nas pesquisas de Ferreira e Siqueira (2020), Lima (2020), Poladian (2014), Sá (2019) e Ferreira e Paiva (2020). Ademais, as observações feitas sobre o trabalho didático da professora titular das turmas, sendo essa a professora preceptora do programa, foram essenciais para os estudos do processo de ensino e aprendizagem, juntamente com as orientações feitas por ela antes e após as aulas de regência dos residentes. Por fim, busca-se também uma reflexão acerca da formação de professores de Linguagens, considerando a Residência Pedagógica como fundamental para o diálogo entre as teorias apresentadas ao longo da graduação e a prática pedagógica dentro das escolas, podendo ser um diferencial na formação docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID20572_TB7670_03102023223750.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BEATRIZ RODRIGUES BOMFIM" "autor_nome_curto" => "BEATRIZ" "autor_email" => "beatrizrbomfim@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100453 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7670 "inscrito_id" => 20572 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS VIVÊNCIAS NA ESCOLA DE APLICAÇÃO PROFESSOR CHAVES ATRAVÉS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "Este relato de experiência tem como objetivo descrever as atividades e estudos teóricos realizados pelos alunos bolsistas do Programa de Residência Pedagógica da Universidade de Pernambuco. As vivências desse projeto aconteceram na Área/Subprojeto Letras - Língua Portuguesa, do Campus Mata Norte, no período de novembro do ano de 2022 até abril de 2023, correspondendo a uma carga horária de 25 horas mensais. A escola-campo escolhida foi a Escola de Aplicação Professor Chaves, situada no município de Nazaré da Mata, no estado de Pernambuco. Nessa perspectiva, esse trabalho propõe uma discussão e análise sobre as experiências das residentes do programa, autoras deste relatório, dos resultados obtidos, assim como uma reflexão acerca do ensino de Língua Portuguesa e Literatura, especificamente nas séries do terceiro ano do ensino médio, apoiando-se nas pesquisas de Ferreira e Siqueira (2020), Lima (2020), Poladian (2014), Sá (2019) e Ferreira e Paiva (2020). Ademais, as observações feitas sobre o trabalho didático da professora titular das turmas, sendo essa a professora preceptora do programa, foram essenciais para os estudos do processo de ensino e aprendizagem, juntamente com as orientações feitas por ela antes e após as aulas de regência dos residentes. Por fim, busca-se também uma reflexão acerca da formação de professores de Linguagens, considerando a Residência Pedagógica como fundamental para o diálogo entre as teorias apresentadas ao longo da graduação e a prática pedagógica dentro das escolas, podendo ser um diferencial na formação docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID20572_TB7670_03102023223750.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BEATRIZ RODRIGUES BOMFIM" "autor_nome_curto" => "BEATRIZ" "autor_email" => "beatrizrbomfim@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }