METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98282 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4811 "inscrito_id" => 16224 "titulo" => "METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma experiência pioneira e inovadora com o objetivo de desenvolver uma metodologia de educação a distância e momentos de instrução presencial com instrução on-line usando a educação hibrida para o trabalho docente na entrega de conteúdos no ensino superior. Nesta perspectiva, o desenho da metodologia EAD para cursos de graduação e pós-graduação em uma Instituição Pública Estadual de Ensino utiliza como apoio a plataforma Moodle utilizando o Design Instrucional com os princípios de cognição e aprendizagem para o planejamento de materiais didáticos e atividades. Para o desenvolvimento da sala virtual de aprendizagem os docentes utilizam os instrumentos didáticos no processo avaliativo, como os fóruns de discussão (instrumento de comunicação e discussão) moderados pelo professor que acompanha e interage, tendo o tutor a distância como um colaborador no incentivo à participação do aluno. Nesse espaço, os estudantes devem interagir discutindo temas significativos para o estudo da disciplina. Os fóruns temáticos são avaliados conforme os critérios definidos pelo professor e divulgados aos alunos. As webquests (instrumento de construção coletiva) são construídas pelo professor com o objetivo de o aluno desenvolver atividades a distância, relacionando os conhecimentos teóricos e práticos. As avaliações (instrumento de avaliação) são provas randômicas ou presenciais, planejadas e elaboradas pelos professores. A metodologia aqui apresentada foi testada pelos docentes com os estudantes de graduação e pós-graduação, a partir da percepção dos estudantes sobre o caminhar presencial versus o caminhar a distância (reflexão fenomenológica). Os instrumentos de coleta de dados incluíram formulário, uso do e-mail e lista de discussão. A abordagem de análise dos dados foi qualitativa. Assim, a experiência da instituição tem apresentado bons resultados no sentido de promover uma prática docente a distância mais qualificada no contexto atual da EAD." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID16224_TB4811_20062023121729.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALMA NOGUEIRA RAMOS GUIMARÃES" "autor_nome_curto" => "WALMA" "autor_email" => "walma.guimaraes@upe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98282 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4811 "inscrito_id" => 16224 "titulo" => "METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma experiência pioneira e inovadora com o objetivo de desenvolver uma metodologia de educação a distância e momentos de instrução presencial com instrução on-line usando a educação hibrida para o trabalho docente na entrega de conteúdos no ensino superior. Nesta perspectiva, o desenho da metodologia EAD para cursos de graduação e pós-graduação em uma Instituição Pública Estadual de Ensino utiliza como apoio a plataforma Moodle utilizando o Design Instrucional com os princípios de cognição e aprendizagem para o planejamento de materiais didáticos e atividades. Para o desenvolvimento da sala virtual de aprendizagem os docentes utilizam os instrumentos didáticos no processo avaliativo, como os fóruns de discussão (instrumento de comunicação e discussão) moderados pelo professor que acompanha e interage, tendo o tutor a distância como um colaborador no incentivo à participação do aluno. Nesse espaço, os estudantes devem interagir discutindo temas significativos para o estudo da disciplina. Os fóruns temáticos são avaliados conforme os critérios definidos pelo professor e divulgados aos alunos. As webquests (instrumento de construção coletiva) são construídas pelo professor com o objetivo de o aluno desenvolver atividades a distância, relacionando os conhecimentos teóricos e práticos. As avaliações (instrumento de avaliação) são provas randômicas ou presenciais, planejadas e elaboradas pelos professores. A metodologia aqui apresentada foi testada pelos docentes com os estudantes de graduação e pós-graduação, a partir da percepção dos estudantes sobre o caminhar presencial versus o caminhar a distância (reflexão fenomenológica). Os instrumentos de coleta de dados incluíram formulário, uso do e-mail e lista de discussão. A abordagem de análise dos dados foi qualitativa. Assim, a experiência da instituição tem apresentado bons resultados no sentido de promover uma prática docente a distância mais qualificada no contexto atual da EAD." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID16224_TB4811_20062023121729.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALMA NOGUEIRA RAMOS GUIMARÃES" "autor_nome_curto" => "WALMA" "autor_email" => "walma.guimaraes@upe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }