Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FAZER PEDAGÓGICO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: AÇÕES PEDAGÓGICAS NOS ANOS INICIAIS NA EMJTA.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95087
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 594
    "inscrito_id" => 10548
    "titulo" => "FAZER PEDAGÓGICO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: AÇÕES PEDAGÓGICAS NOS ANOS INICIAIS NA EMJTA."
    "resumo" => "A Educação Física vem cada vez buscando seu verdadeiro espaço no âmbito pedagógico, desmistificando suas práticas e quebrando o paradigma esportivista que por muitos anos se fez presente. Com isso, percebemos seu ensino enquanto uma janela de ampliação do conhecimento que ajuda o aluno a compreender o mundo em que habita, tornando-o mais emancipado para suas escolhas no futuro. Nesta perspectiva, trazemos como ênfase a Educação Física inserida nos anos iniciais do ensino fundamental, onde os conhecimentos básicos vão ganhando forma, sejam eles práticos ou teóricos. Assim, este trabalho tem como objetivo apresentar possibilidades de ações realizadas no âmbito da Educação Física na Escola Municipal José Teobaldo de Azevedo, pertencente a rede municipal de educação da cidade de Limoeiro agreste pernambucano. As vivências propostas para os escolares foram a luz da nova BNCC, na qual seguiram as unidades temáticas da cultura corporal de movimento ( danças, lutas, esportes, jogos e ginásticas), cujo o principio era apresentar o conteúdo como herança deixada e que a prática os instrumentalizaram para melhoria do saber cenestésico. Portanto, podemos concluir que as propostas realizadas na escola garantiram uma melhoria na qualidade do ensino, além de justificar a importância da Educação Física para uma educação integral dos escolares."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID10548_TB594_23042023234409.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DA SOLEDADE SOLANGE VITORINO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "Soledade"
    "autor_email" => "soledadevitorino15@gmail."
    "autor_ies" => "FACULDADE ISEIB DE BETIM (FISBE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95087
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 594
    "inscrito_id" => 10548
    "titulo" => "FAZER PEDAGÓGICO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: AÇÕES PEDAGÓGICAS NOS ANOS INICIAIS NA EMJTA."
    "resumo" => "A Educação Física vem cada vez buscando seu verdadeiro espaço no âmbito pedagógico, desmistificando suas práticas e quebrando o paradigma esportivista que por muitos anos se fez presente. Com isso, percebemos seu ensino enquanto uma janela de ampliação do conhecimento que ajuda o aluno a compreender o mundo em que habita, tornando-o mais emancipado para suas escolhas no futuro. Nesta perspectiva, trazemos como ênfase a Educação Física inserida nos anos iniciais do ensino fundamental, onde os conhecimentos básicos vão ganhando forma, sejam eles práticos ou teóricos. Assim, este trabalho tem como objetivo apresentar possibilidades de ações realizadas no âmbito da Educação Física na Escola Municipal José Teobaldo de Azevedo, pertencente a rede municipal de educação da cidade de Limoeiro agreste pernambucano. As vivências propostas para os escolares foram a luz da nova BNCC, na qual seguiram as unidades temáticas da cultura corporal de movimento ( danças, lutas, esportes, jogos e ginásticas), cujo o principio era apresentar o conteúdo como herança deixada e que a prática os instrumentalizaram para melhoria do saber cenestésico. Portanto, podemos concluir que as propostas realizadas na escola garantiram uma melhoria na qualidade do ensino, além de justificar a importância da Educação Física para uma educação integral dos escolares."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID10548_TB594_23042023234409.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DA SOLEDADE SOLANGE VITORINO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "Soledade"
    "autor_email" => "soledadevitorino15@gmail."
    "autor_ies" => "FACULDADE ISEIB DE BETIM (FISBE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A Educação Física vem cada vez buscando seu verdadeiro espaço no âmbito pedagógico, desmistificando suas práticas e quebrando o paradigma esportivista que por muitos anos se fez presente. Com isso, percebemos seu ensino enquanto uma janela de ampliação do conhecimento que ajuda o aluno a compreender o mundo em que habita, tornando-o mais emancipado para suas escolhas no futuro. Nesta perspectiva, trazemos como ênfase a Educação Física inserida nos anos iniciais do ensino fundamental, onde os conhecimentos básicos vão ganhando forma, sejam eles práticos ou teóricos. Assim, este trabalho tem como objetivo apresentar possibilidades de ações realizadas no âmbito da Educação Física na Escola Municipal José Teobaldo de Azevedo, pertencente a rede municipal de educação da cidade de Limoeiro agreste pernambucano. As vivências propostas para os escolares foram a luz da nova BNCC, na qual seguiram as unidades temáticas da cultura corporal de movimento ( danças, lutas, esportes, jogos e ginásticas), cujo o principio era apresentar o conteúdo como herança deixada e que a prática os instrumentalizaram para melhoria do saber cenestésico. Portanto, podemos concluir que as propostas realizadas na escola garantiram uma melhoria na qualidade do ensino, além de justificar a importância da Educação Física para uma educação integral dos escolares.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.