BINGO PERIÓDICO: UMA EXPERIÊNCIA LÚDICA PARA TRABALHAR A TABELA PERIÓDICA EM SALA DE AULA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96878 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2951 "inscrito_id" => 12466 "titulo" => "BINGO PERIÓDICO: UMA EXPERIÊNCIA LÚDICA PARA TRABALHAR A TABELA PERIÓDICA EM SALA DE AULA" "resumo" => "A ludicidade no processo de ensino tem papel importante no aprendizado em sala de aula, sabendo disso, o presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a relevância de jogos no ensino de Química como ferramenta auxiliadora no ensino da tabela periódica. O trabalho com a tabela periódica foi desenvolvido com a elaboração e construção do jogo “Bingo Periódico” como atividade proposta pela disciplina de Seminário de orientação ao desenvolvimento de práticas educativas e formação docente III no Curso de Licenciatura em Química do IFRN, campus Apodi. O “Bingo Periódico” tem seu uso como revisão individual ou em dupla, sendo possível ser utilizado antes de uma atividade avaliativa para examinar a compreensão da temática estudada ou como forma de competição em torno do assunto junto a outros métodos de aprendizagem. Tem-se em vista que o exercício pedagógico recreativo pode ser de bom uso para docentes em exercício como dos em fase de formação e que necessitam de formas mais atrativas para a aplicação do assunto em questão. Por ser inspirado em um jogo conhecido, o que facilita o seu manuseio, foi utilizado a coloração original da tabela periódica usada para que os educandos tenham a facilidade para identificar os elementos não só por símbolo e número de átomos, mas também por cor. O jogo foi apresentado em uma turma do terceiro período do curso de Licenciatura em Química após uma introdução sobre o tema estudado. Como resultado obtido, pudemos observar a aceitação e acolhida pelos licenciados, bem como a inserção do Bingo nos acervos individuais para futuras utilização no exercício do estágio supervisionado e programas como Pibid e Residência pedagógica e em suas práticas futuras como docente de Química." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID12466_TB2951_29092023192552.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO DE ASSIS PEREIRA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "Francisco Jr." "autor_email" => "p.assis@escolar.ifrn.edu." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96878 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2951 "inscrito_id" => 12466 "titulo" => "BINGO PERIÓDICO: UMA EXPERIÊNCIA LÚDICA PARA TRABALHAR A TABELA PERIÓDICA EM SALA DE AULA" "resumo" => "A ludicidade no processo de ensino tem papel importante no aprendizado em sala de aula, sabendo disso, o presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a relevância de jogos no ensino de Química como ferramenta auxiliadora no ensino da tabela periódica. O trabalho com a tabela periódica foi desenvolvido com a elaboração e construção do jogo “Bingo Periódico” como atividade proposta pela disciplina de Seminário de orientação ao desenvolvimento de práticas educativas e formação docente III no Curso de Licenciatura em Química do IFRN, campus Apodi. O “Bingo Periódico” tem seu uso como revisão individual ou em dupla, sendo possível ser utilizado antes de uma atividade avaliativa para examinar a compreensão da temática estudada ou como forma de competição em torno do assunto junto a outros métodos de aprendizagem. Tem-se em vista que o exercício pedagógico recreativo pode ser de bom uso para docentes em exercício como dos em fase de formação e que necessitam de formas mais atrativas para a aplicação do assunto em questão. Por ser inspirado em um jogo conhecido, o que facilita o seu manuseio, foi utilizado a coloração original da tabela periódica usada para que os educandos tenham a facilidade para identificar os elementos não só por símbolo e número de átomos, mas também por cor. O jogo foi apresentado em uma turma do terceiro período do curso de Licenciatura em Química após uma introdução sobre o tema estudado. Como resultado obtido, pudemos observar a aceitação e acolhida pelos licenciados, bem como a inserção do Bingo nos acervos individuais para futuras utilização no exercício do estágio supervisionado e programas como Pibid e Residência pedagógica e em suas práticas futuras como docente de Química." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID12466_TB2951_29092023192552.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO DE ASSIS PEREIRA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "Francisco Jr." "autor_email" => "p.assis@escolar.ifrn.edu." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }