A RELAÇÃO DO CURRÍCULO, GESTÃO E ESPAÇOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE - PLANTAR
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101071 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8747 "inscrito_id" => 8812 "titulo" => "A RELAÇÃO DO CURRÍCULO, GESTÃO E ESPAÇOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE - PLANTAR" "resumo" => "O Programa de Educação Ambiental e Sustentabilidade (Plantar), da Secretaria Municipal de Educação de Campina Grande-PB (Seduc-CG/PB), tem como prática educativa a disseminação de espaços verdes nas Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino a partir de ações que implantam e revitalizam hortas, farmácias vivas, arborização com plantio de espécies nativas, frutíferas e ornamentais e de compostagem. As hortas se apresentam como laboratórios vivos para a construção de conhecimentos que possibilitam o desenvolvimento de atividades pedagógicas, unindo teoria e prática de forma contextualizada e interdisciplinar. O Plantar tem como objetivo construir um processo contínuo e permanente de Educação Ambiental nas Unidades Educacionais a partir de práticas educativas integradas, interdisciplinares e transversais, em todas as fases, etapas, níveis e modalidades do ensino. O percurso metodológico é realizado em 6 etapas: reunião com os gestores para apresentação do Programa Plantar; estudo da área para implantação da horta, da farmácia viva, do pomar e da composteira; entrega do kit Plantar às Unidades Educacionais; formação continuada para os educadores; planejamento com orientações técnicas e pedagógicas nas Unidades Educacionais; monitoramento, avaliação e divulgação. Os resultados abrangem formação continuada para 350 educadores, implantação de 10 hortas e farmácias vivas, entrega de kits Plantar (bandeja de cultivo/sementeira, carrinho de mão, kits de jardim, enxada, pá, ancinho, regadores, fio para demarcar a área, peneira, pulverizador e mangueira), considerando os aspectos educacionais e socioambientais, alinhados às orientações da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA - Lei nº 9795/1999), às Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Ambiental (DCNEA - Resolução nº 02/2012), ao Plano Municipal de Educação (PME - Lei nº 6050/2015) e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esse suporte legal permite o desenvolvimento do Programa de Educação Ambiental e Sustentabilidade Plantar com atuação nos eixos: currículo, gestão e espaço físico" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID8812_TB8747_15112023232414.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBÊNIA NUNES DA CRUZ" "autor_nome_curto" => "ROBÊNIA" "autor_email" => "robeniaea@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101071 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8747 "inscrito_id" => 8812 "titulo" => "A RELAÇÃO DO CURRÍCULO, GESTÃO E ESPAÇOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE - PLANTAR" "resumo" => "O Programa de Educação Ambiental e Sustentabilidade (Plantar), da Secretaria Municipal de Educação de Campina Grande-PB (Seduc-CG/PB), tem como prática educativa a disseminação de espaços verdes nas Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino a partir de ações que implantam e revitalizam hortas, farmácias vivas, arborização com plantio de espécies nativas, frutíferas e ornamentais e de compostagem. As hortas se apresentam como laboratórios vivos para a construção de conhecimentos que possibilitam o desenvolvimento de atividades pedagógicas, unindo teoria e prática de forma contextualizada e interdisciplinar. O Plantar tem como objetivo construir um processo contínuo e permanente de Educação Ambiental nas Unidades Educacionais a partir de práticas educativas integradas, interdisciplinares e transversais, em todas as fases, etapas, níveis e modalidades do ensino. O percurso metodológico é realizado em 6 etapas: reunião com os gestores para apresentação do Programa Plantar; estudo da área para implantação da horta, da farmácia viva, do pomar e da composteira; entrega do kit Plantar às Unidades Educacionais; formação continuada para os educadores; planejamento com orientações técnicas e pedagógicas nas Unidades Educacionais; monitoramento, avaliação e divulgação. Os resultados abrangem formação continuada para 350 educadores, implantação de 10 hortas e farmácias vivas, entrega de kits Plantar (bandeja de cultivo/sementeira, carrinho de mão, kits de jardim, enxada, pá, ancinho, regadores, fio para demarcar a área, peneira, pulverizador e mangueira), considerando os aspectos educacionais e socioambientais, alinhados às orientações da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA - Lei nº 9795/1999), às Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Ambiental (DCNEA - Resolução nº 02/2012), ao Plano Municipal de Educação (PME - Lei nº 6050/2015) e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esse suporte legal permite o desenvolvimento do Programa de Educação Ambiental e Sustentabilidade Plantar com atuação nos eixos: currículo, gestão e espaço físico" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID8812_TB8747_15112023232414.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBÊNIA NUNES DA CRUZ" "autor_nome_curto" => "ROBÊNIA" "autor_email" => "robeniaea@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }