A PSICOMOTRICIDADE COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101340 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9104 "inscrito_id" => 25685 "titulo" => "A PSICOMOTRICIDADE COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "resumo" => "A psicomotricidade pode auxiliar no trabalho de pedagogos e professores de educação física para atingirem seus objetivos de forma dinâmica e lúdica. Essa prática já é trabalhada de forma efetiva em clínicas de terapia para crianças com TEA (transtorno do especto autista), porém na educação básica é pouco trabalhada. Evidenciando assim, a importância de trabalhar: lateralidade, motricidade fina, motricidade global, equilíbrio e organização espacial na educação básica. A pesquisa teve como objetivo analisar os benefícios da psicomotricidade na aprendizagem dos educandos em idade escolar. O estudo se caracteriza como revisão bibliográfica, apoiada pelo aporte teórico: Griesinger ( 1843) Le Boulch (1966), Wallon (1925), Saboya (1988), Morais (2002), Bessa (2017), Monteiro (2013), Araújo (2019), dentre outros. Como resultados verificou-se que a psicomotricidade desenvolve habilidades motoras, de auxiliar professor para detectar e trabalhar de maneira individualizada no trabalho de aquisições fundamentais para progressão do ensino no ambiente escolar, além disso foi verificado que as escolas não ofertam a psicomotricidade como ferramenta de trabalho multidisciplinar e continuado para detectar atrasos motores e cognitivos de educandos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID25685_TB9104_11122023194552.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINA BARBOSA LUCENA" "autor_nome_curto" => "Ana Carolina" "autor_email" => "anacarolinabj99@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101340 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9104 "inscrito_id" => 25685 "titulo" => "A PSICOMOTRICIDADE COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "resumo" => "A psicomotricidade pode auxiliar no trabalho de pedagogos e professores de educação física para atingirem seus objetivos de forma dinâmica e lúdica. Essa prática já é trabalhada de forma efetiva em clínicas de terapia para crianças com TEA (transtorno do especto autista), porém na educação básica é pouco trabalhada. Evidenciando assim, a importância de trabalhar: lateralidade, motricidade fina, motricidade global, equilíbrio e organização espacial na educação básica. A pesquisa teve como objetivo analisar os benefícios da psicomotricidade na aprendizagem dos educandos em idade escolar. O estudo se caracteriza como revisão bibliográfica, apoiada pelo aporte teórico: Griesinger ( 1843) Le Boulch (1966), Wallon (1925), Saboya (1988), Morais (2002), Bessa (2017), Monteiro (2013), Araújo (2019), dentre outros. Como resultados verificou-se que a psicomotricidade desenvolve habilidades motoras, de auxiliar professor para detectar e trabalhar de maneira individualizada no trabalho de aquisições fundamentais para progressão do ensino no ambiente escolar, além disso foi verificado que as escolas não ofertam a psicomotricidade como ferramenta de trabalho multidisciplinar e continuado para detectar atrasos motores e cognitivos de educandos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID25685_TB9104_11122023194552.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINA BARBOSA LUCENA" "autor_nome_curto" => "Ana Carolina" "autor_email" => "anacarolinabj99@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }