OFICINA TEATRAL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA CONSCIENTIZAÇÃO DA INCLUSÃO EM SALA DE AULA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100674 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8077 "inscrito_id" => 8669 "titulo" => "OFICINA TEATRAL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA CONSCIENTIZAÇÃO DA INCLUSÃO EM SALA DE AULA" "resumo" => "Desenvolver atividades com pessoas com deficiência intelectual (DI), autismo (TEA), e doença mental é um grande desafio para os docentes. Diante disso, o uso de metodologias ativas, como oficinas, na realização das atividades escolares traz para dentro da sala de aula o desenvolvimento da criatividade, além da discussão, sobre diversos temas e o trabalho em equipe entre os membros participantes. O presente estudo consiste na investigação do comportamento e da interação de discentes do ensino regular – 9º da escola CEI Vieira da Silva com os discentes do CEMAE – Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado a partir da realização de uma oficina teatral. A metodologia foi a pesquisa-ação com abordagem qualitativa incluindo entrevistas e análise de relatos, onde os docentes da turma envolveram os discentes em discussões sobre inclusão e sobre a importância de compreender e saber respeitar a diversidade, envolvendo o seguinte questionamento: O que vocês sabem e como se sentem interagindo com pessoas com deficiência (s)? Como resultados obtidos através dos depoimentos, após a realização da oficina, observamos uma aprendizagem significativa a partir da construção de conhecimentos, além de empatia e respeito dos discentes do 9º ano para com os discentes do CEMAE. Concluímos que a oficina teatral pode ser aplicada como estratégia didática inclusiva para conscientização e respeito às diferenças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID8669_TB8077_19082023202009.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BIANCA LEANDRO SANTIAGO" "autor_nome_curto" => "BIANCA SANTIAGO" "autor_email" => "santiagobianca@id.uff.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100674 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8077 "inscrito_id" => 8669 "titulo" => "OFICINA TEATRAL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA CONSCIENTIZAÇÃO DA INCLUSÃO EM SALA DE AULA" "resumo" => "Desenvolver atividades com pessoas com deficiência intelectual (DI), autismo (TEA), e doença mental é um grande desafio para os docentes. Diante disso, o uso de metodologias ativas, como oficinas, na realização das atividades escolares traz para dentro da sala de aula o desenvolvimento da criatividade, além da discussão, sobre diversos temas e o trabalho em equipe entre os membros participantes. O presente estudo consiste na investigação do comportamento e da interação de discentes do ensino regular – 9º da escola CEI Vieira da Silva com os discentes do CEMAE – Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado a partir da realização de uma oficina teatral. A metodologia foi a pesquisa-ação com abordagem qualitativa incluindo entrevistas e análise de relatos, onde os docentes da turma envolveram os discentes em discussões sobre inclusão e sobre a importância de compreender e saber respeitar a diversidade, envolvendo o seguinte questionamento: O que vocês sabem e como se sentem interagindo com pessoas com deficiência (s)? Como resultados obtidos através dos depoimentos, após a realização da oficina, observamos uma aprendizagem significativa a partir da construção de conhecimentos, além de empatia e respeito dos discentes do 9º ano para com os discentes do CEMAE. Concluímos que a oficina teatral pode ser aplicada como estratégia didática inclusiva para conscientização e respeito às diferenças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID8669_TB8077_19082023202009.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BIANCA LEANDRO SANTIAGO" "autor_nome_curto" => "BIANCA SANTIAGO" "autor_email" => "santiagobianca@id.uff.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }