O presente trabalho tem por objetivo apresentar o processo de implementação do Novo Ensino Médio no território do Estado do Tocantins com informações sobre a implementação da reforma, considerando os eixos: iniciativas em andamento; planejamento e diagnóstico, estágios de implementação, atendendo a Lei nº 13.415/2017 que altera a Lei de Diretriz e Base da Educação Nacional - LDB 9394/1996 e atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM) de 2012, a qual estabelece mudanças na estrutura e funcionamento do Ensino Médio, ampliando o tempo do estudante na escola de 800 horas para 1.000 horas anuais e assim definindo uma nova organização curricular, que contempla a formação geral básica e a oferta de diferentes escolhas aos estudantes, denominada itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional, preconizado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para realizar esta pesquisa, utilizamos a metodologia de análise dos dados coletados por meio de documentais normativos e técnicos pedagógicos, de dados do observatório, disponível no site de internet do portal da secretaria de educação. Diante do exposto, compreende-se que a Rede de Ensino tem inúmeras competências, atribuições e desafios para implementação do novo currículo escolar, em conformidade com a reforma do Ensino Médio.