Este estudo tem como objetivo discutir a correlação entre a produção, e a viabilidade do uso de jogos de tabuleiro e jogos virtuais adaptados para surdos em LIBRAS, inspirados nos conceitos da Teoria da Epistemologia Genética de Jean Piaget, como facilitadores da aprendizagem e para auxiliar no ensino de conteúdos de ciências e biologia no ensino médio e no ensino superior. Utilizamos a obra didática: “Fundamentos da biologia celular” de Bruce Alberts [et al.] 4ª edição, para abordar os seguintes conteúdos teóricos de “Biologia Básica”: I – Ciclo de divisão celular; II – Do DNA à proteína: como as células leem o genoma; III – Replicação, reparo e recombinação de DNA. Os jogos precisam ser adaptados devido às particularidades do estudante surdos, todavia, permite aprofundar o conhecimento dos conteúdos-alvo, permitindo a interação e participação de todos os estudantes. Percebeu-se que, os autores, estudantes em formação inicial para docência de Ciências e Biologia, desde a criação dos jogos de tabuleiro e dos jogos virtuais, se apropriam de conceitos, vivenciam situações interdisciplinares, trocam informações, compartilham ideias, absorvendo o conteúdo de forma divertida, desenvolvendo a criatividade e interagindo com os colegas de forma mais descontraída, o que facilita a socialização entre os alunos, o desenvolvimento de atividades em grupo, a colaboração, a cooperação, a autonomia, a investigação, a busca por resolução de problemas, desenvolvimento da consciência crítica, a reflexão e a tomada de consciência. A pergunta norteadora desse trabalho: Como desenvolver a adaptação dos jogos didáticos de modo efetivo ao estudante surdo, garantindo abordagem eficaz do conteúdo-alvo para sua melhor aprendizagem? Os resultados mostram que a confecção e o uso de jogos de tabuleiro e jogos virtuais, ajudam para e na compreensão de certos conceitos biológicos além da possibilidade de melhor contextualização do conteúdo.