SABER COLETIVO: MODOS DE PESQUISAR OS CAMINHOS DA FORMAÇÃO E OS CURRÍCULOS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97321 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3556 "inscrito_id" => 2854 "titulo" => "SABER COLETIVO: MODOS DE PESQUISAR OS CAMINHOS DA FORMAÇÃO E OS CURRÍCULOS" "resumo" => "O trabalho de pesquisa apresentado parte das concepções desenvolvidas no grupo de pesquisa Coletivos Docentes e Redes Curriculares nas Américas – UNESA. Nesse sentido, temos aprofundado algumas ideias de formação docente e currículo numa lógica coletiva. Ou seja, é preciso pensar os currículos como produções cotidianas e os processos formativos sempre em redes educativas (ALVES, 2008). Temos percebido que as políticas neoliberais e neoconservadoras asfixiando uma concepção de educação e, no bojo, o professor e sua autonomia. Nesse sentido, tais políticas têm ditado aos professores como fazer e como executar o processo de ensino e aprendizagem, afastando o sentido de coletividade e instaurando a competividade como meta para “melhoria da educação”. Isso vem se instalando de forma antidemocrática nas agendas da América Latina (SANTOS, 2020). A pauta da agenda na Educação Brasileira não é diferente de outros países; uma pauta inscrita no controle, na verticalização e hierarquização entre conhecimentos produzidos dentro e fora da escola. Isso causa impacto nas práticas dos professores e na compreensão do que é escola, docência e currículo. A intenção é mapear como alguns coletivos espalhados pela América Latina têm criado espaços e tempos de formação continuada para pensar, desde a escola, modos outros de produzir currículos e processos formativos. Nesse sentido, a ideia central é buscar novas histórias daquilo que é criado dentro dos coletivos docentes. Esse caminho possibilita encontrar novas formas de pensar os currículos e os processos de formação, reforçando o entendimento de que não podemos ficar presos a um único modelo ou quadro representativo – nem nos currículos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID2854_TB3556_20062023093504.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "ALLAN" "autor_email" => "allancr@id.uff.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97321 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3556 "inscrito_id" => 2854 "titulo" => "SABER COLETIVO: MODOS DE PESQUISAR OS CAMINHOS DA FORMAÇÃO E OS CURRÍCULOS" "resumo" => "O trabalho de pesquisa apresentado parte das concepções desenvolvidas no grupo de pesquisa Coletivos Docentes e Redes Curriculares nas Américas – UNESA. Nesse sentido, temos aprofundado algumas ideias de formação docente e currículo numa lógica coletiva. Ou seja, é preciso pensar os currículos como produções cotidianas e os processos formativos sempre em redes educativas (ALVES, 2008). Temos percebido que as políticas neoliberais e neoconservadoras asfixiando uma concepção de educação e, no bojo, o professor e sua autonomia. Nesse sentido, tais políticas têm ditado aos professores como fazer e como executar o processo de ensino e aprendizagem, afastando o sentido de coletividade e instaurando a competividade como meta para “melhoria da educação”. Isso vem se instalando de forma antidemocrática nas agendas da América Latina (SANTOS, 2020). A pauta da agenda na Educação Brasileira não é diferente de outros países; uma pauta inscrita no controle, na verticalização e hierarquização entre conhecimentos produzidos dentro e fora da escola. Isso causa impacto nas práticas dos professores e na compreensão do que é escola, docência e currículo. A intenção é mapear como alguns coletivos espalhados pela América Latina têm criado espaços e tempos de formação continuada para pensar, desde a escola, modos outros de produzir currículos e processos formativos. Nesse sentido, a ideia central é buscar novas histórias daquilo que é criado dentro dos coletivos docentes. Esse caminho possibilita encontrar novas formas de pensar os currículos e os processos de formação, reforçando o entendimento de que não podemos ficar presos a um único modelo ou quadro representativo – nem nos currículos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID2854_TB3556_20062023093504.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "ALLAN" "autor_email" => "allancr@id.uff.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }