“VAMOS CONVERSAR?” CONTRIBUIÇÕES DO GRUPO DE APOIO AOS ESTUDANTES COM TDAH NO PRAEM
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101196 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8912 "inscrito_id" => 25652 "titulo" => "“VAMOS CONVERSAR?” CONTRIBUIÇÕES DO GRUPO DE APOIO AOS ESTUDANTES COM TDAH NO PRAEM" "resumo" => "O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é o termo atual para designar um transtorno do neurodesenvolvimento, que compreende déficits na inibição comportamental, atenção sustentada, resistência à distração e regulação de hiperatividade ou inquietação, onde requer uma abrangente avaliação e intervenção multiprofissional. O Programa de Atendimento Especializado Municipal (PRAEM), sendo um programa único e referência nos atendimentos educacionais e de saúde da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria-RS, atua na superação das dificuldades no processo de escolarização. Cumprindo com a Lei Nº 14.254/21 que dispõe sobre o acompanhamento integral para estudantes com TDAH ou outro transtorno de aprendizagem, compôs-se um grupo de apoio com profissionais da pedagogia, psicologia, enfermagem e terapia ocupacional, atendendo de maneira grupal, crianças/estudantes com diagnóstico de TDAH. Considerando a subjetividade de cada indivíduo, nos atendimentos são utilizadas técnicas e dinâmicas que visam melhorar a atenção, concentração, controle de impulsos e memorização para o alcance de um melhor resultado na execução das tarefas diárias e no processo de aprendizagem escolar. Além de relatar experiências do grupo, objetiva-se neste trabalho apresentar como resultado, as mobilizações que surgiram a partir dos relatos de estudantes atendidos pelo grupo de apoio. A maioria deles vivenciam no círculo de convívio, como escola e família, alguns impactos prejudiciais ou atribuições de rótulos depreciativos, ocasionando uma percepção de incapacidade, ansiedade e baixa autoestima. Diante do exposto, o grupo multiprofissional percebeu a necessidade de fortalecer a rede de apoio, passando a orientar as famílias e os professores, bem como dialogar e realizar dinâmicas com as turmas das escolas dos estudantes atendidos. Desde então, estão sendo planejados e realizados periodicamente encontros com os grupos de convívio dos estudantes com TDAH, na busca da qualidade educativa e emocional dos mesmos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID25652_TB8912_19112023203102.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRIAM DIAS VARGAS" "autor_nome_curto" => "MIRIAM" "autor_email" => "miriam.vargas@prof.santam" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101196 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8912 "inscrito_id" => 25652 "titulo" => "“VAMOS CONVERSAR?” CONTRIBUIÇÕES DO GRUPO DE APOIO AOS ESTUDANTES COM TDAH NO PRAEM" "resumo" => "O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é o termo atual para designar um transtorno do neurodesenvolvimento, que compreende déficits na inibição comportamental, atenção sustentada, resistência à distração e regulação de hiperatividade ou inquietação, onde requer uma abrangente avaliação e intervenção multiprofissional. O Programa de Atendimento Especializado Municipal (PRAEM), sendo um programa único e referência nos atendimentos educacionais e de saúde da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria-RS, atua na superação das dificuldades no processo de escolarização. Cumprindo com a Lei Nº 14.254/21 que dispõe sobre o acompanhamento integral para estudantes com TDAH ou outro transtorno de aprendizagem, compôs-se um grupo de apoio com profissionais da pedagogia, psicologia, enfermagem e terapia ocupacional, atendendo de maneira grupal, crianças/estudantes com diagnóstico de TDAH. Considerando a subjetividade de cada indivíduo, nos atendimentos são utilizadas técnicas e dinâmicas que visam melhorar a atenção, concentração, controle de impulsos e memorização para o alcance de um melhor resultado na execução das tarefas diárias e no processo de aprendizagem escolar. Além de relatar experiências do grupo, objetiva-se neste trabalho apresentar como resultado, as mobilizações que surgiram a partir dos relatos de estudantes atendidos pelo grupo de apoio. A maioria deles vivenciam no círculo de convívio, como escola e família, alguns impactos prejudiciais ou atribuições de rótulos depreciativos, ocasionando uma percepção de incapacidade, ansiedade e baixa autoestima. Diante do exposto, o grupo multiprofissional percebeu a necessidade de fortalecer a rede de apoio, passando a orientar as famílias e os professores, bem como dialogar e realizar dinâmicas com as turmas das escolas dos estudantes atendidos. Desde então, estão sendo planejados e realizados periodicamente encontros com os grupos de convívio dos estudantes com TDAH, na busca da qualidade educativa e emocional dos mesmos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID25652_TB8912_19112023203102.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRIAM DIAS VARGAS" "autor_nome_curto" => "MIRIAM" "autor_email" => "miriam.vargas@prof.santam" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }