BEM VIVER CAMARAGIBE, O FAZER HISTÓRICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APRENDENDO COM A TERRA DOS CAMARÁS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99742 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6710 "inscrito_id" => 21046 "titulo" => "BEM VIVER CAMARAGIBE, O FAZER HISTÓRICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APRENDENDO COM A TERRA DOS CAMARÁS" "resumo" => "Este resumo refere-se a uma síntese do artigo “Bem Viver Camaragibe, o fazer histórico na Educação Infantil: aprendendo com a Terra dos Camarás”, que teve como público alvo as crianças do 5º B e 6ºC, do Centro Municipal de Educação Infantil Judith Maria da Rocha, situado no Município de Camaragibe, região metropolitana de Recife-PE, com objetivo de conhecer a história e aspectos geográficos de sua cidade, através da ludicidade e oralidade, considerando como fio condutor o saber local. Pensar na Educação Infantil é entender que crianças aprendem em todo lugar, e nada melhor do que aprender com sua cidade, a partir das falas dos moradores mais velhos. “Educar para o Bem Viver: aprendendo com minha cidade”, tema anual que originou a temática deste artigo, uma sequência didática, com atividades tendo na interação e brincadeiras, eixos estruturantes da educação infantil e de modo que entendemos a História e Geografia na Educação Infantil para além de ampliar na criança o desenvolvimento das noções de representação e orientação de lugar, paisagem, lateralidade, espaço e tempo, e reconhecimento de suas raízes, mas consideramos a interação entre as crianças e a cidade, reconhecendo suas matrizes para pensar o presente e no que é necessário transformar, com estratégias de ensino que possam vir a ajudá-la no seu desenvolvimento cognitivo, cultural e social ao longo da vida. Este tema provocou nas crianças repensar qual é o papel de cidadão, o querer ser e fazer no futuro próximo, saber que devemos perpetuar a origem da história de um povo forte e determinado, que luta para que a sua ancestralidade não se perca com o progresso, nem deixe de valorizar cada um que contribuiu com a sua evolução história e social." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID21046_TB6710_20062023210107.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA RITA DE CÁSSIA SILVA MENEZES" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "rebecarita.professora@gma" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99742 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6710 "inscrito_id" => 21046 "titulo" => "BEM VIVER CAMARAGIBE, O FAZER HISTÓRICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APRENDENDO COM A TERRA DOS CAMARÁS" "resumo" => "Este resumo refere-se a uma síntese do artigo “Bem Viver Camaragibe, o fazer histórico na Educação Infantil: aprendendo com a Terra dos Camarás”, que teve como público alvo as crianças do 5º B e 6ºC, do Centro Municipal de Educação Infantil Judith Maria da Rocha, situado no Município de Camaragibe, região metropolitana de Recife-PE, com objetivo de conhecer a história e aspectos geográficos de sua cidade, através da ludicidade e oralidade, considerando como fio condutor o saber local. Pensar na Educação Infantil é entender que crianças aprendem em todo lugar, e nada melhor do que aprender com sua cidade, a partir das falas dos moradores mais velhos. “Educar para o Bem Viver: aprendendo com minha cidade”, tema anual que originou a temática deste artigo, uma sequência didática, com atividades tendo na interação e brincadeiras, eixos estruturantes da educação infantil e de modo que entendemos a História e Geografia na Educação Infantil para além de ampliar na criança o desenvolvimento das noções de representação e orientação de lugar, paisagem, lateralidade, espaço e tempo, e reconhecimento de suas raízes, mas consideramos a interação entre as crianças e a cidade, reconhecendo suas matrizes para pensar o presente e no que é necessário transformar, com estratégias de ensino que possam vir a ajudá-la no seu desenvolvimento cognitivo, cultural e social ao longo da vida. Este tema provocou nas crianças repensar qual é o papel de cidadão, o querer ser e fazer no futuro próximo, saber que devemos perpetuar a origem da história de um povo forte e determinado, que luta para que a sua ancestralidade não se perca com o progresso, nem deixe de valorizar cada um que contribuiu com a sua evolução história e social." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID21046_TB6710_20062023210107.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA RITA DE CÁSSIA SILVA MENEZES" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "rebecarita.professora@gma" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }