AS REFLEXÕES POSSIBILITADAS PELA ESPIRAL FORMATIVA EM UMA PESQUISA COLABORATIVA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94748 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 146 "inscrito_id" => 5012 "titulo" => "AS REFLEXÕES POSSIBILITADAS PELA ESPIRAL FORMATIVA EM UMA PESQUISA COLABORATIVA" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo apresentar um recorte das reflexões e análises desenvolvidas por meio da Espiral Formativa em uma pesquisa de doutorado intitulada "As potencialidades da Espiral Formativa na formação inicial e continuada de professores de Matemática: um processo reflexivo e colaborativo no movimento de pesquisar e formar". Esta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), vinculada ao grupo de pesquisa Formação e Educação Matemática (FORMEM). Ela teve, como objeto de estudo, a formação de professores de Matemática, tanto inicial como continuada, com base teórica no Materialismo Histórico Dialético (MARX, 1818-1883) em uma pesquisa colaborativa (IBIAPINA, 2008). No decorrer da atividade docente, compreendemos que os professores devem considerar os conhecimentos prévios dos alunos, olhando quem são esses alunos e qual o contexto da localidade da escola. A partir daí, devemos planejar, estudar, escolher, desenvolver e ensinar, apoiados em pesquisas, metodologias, avaliações, buscando o processo ensino-aprendizagem. Contudo, seus afazeres docentes tornam-se complexos em busca desse processo ensino-aprendizagem. Sendo assim, entendemos que, cada vez mais, os professores necessitam desenvolver reflexões quanto a sua atividade docente. Portanto, no âmbito da formação docente, a Espiral Formativa é um caminho teórico-metodológico, que possibilita aos professores reflexões quanto a sua atividade docente em busca do desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5012_TB146_17042023172939.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NICKSON MORETTI JORGE" "autor_nome_curto" => "Nickson Jorge" "autor_email" => "nicksonmoretti@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94748 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 146 "inscrito_id" => 5012 "titulo" => "AS REFLEXÕES POSSIBILITADAS PELA ESPIRAL FORMATIVA EM UMA PESQUISA COLABORATIVA" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo apresentar um recorte das reflexões e análises desenvolvidas por meio da Espiral Formativa em uma pesquisa de doutorado intitulada "As potencialidades da Espiral Formativa na formação inicial e continuada de professores de Matemática: um processo reflexivo e colaborativo no movimento de pesquisar e formar". Esta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), vinculada ao grupo de pesquisa Formação e Educação Matemática (FORMEM). Ela teve, como objeto de estudo, a formação de professores de Matemática, tanto inicial como continuada, com base teórica no Materialismo Histórico Dialético (MARX, 1818-1883) em uma pesquisa colaborativa (IBIAPINA, 2008). No decorrer da atividade docente, compreendemos que os professores devem considerar os conhecimentos prévios dos alunos, olhando quem são esses alunos e qual o contexto da localidade da escola. A partir daí, devemos planejar, estudar, escolher, desenvolver e ensinar, apoiados em pesquisas, metodologias, avaliações, buscando o processo ensino-aprendizagem. Contudo, seus afazeres docentes tornam-se complexos em busca desse processo ensino-aprendizagem. Sendo assim, entendemos que, cada vez mais, os professores necessitam desenvolver reflexões quanto a sua atividade docente. Portanto, no âmbito da formação docente, a Espiral Formativa é um caminho teórico-metodológico, que possibilita aos professores reflexões quanto a sua atividade docente em busca do desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5012_TB146_17042023172939.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NICKSON MORETTI JORGE" "autor_nome_curto" => "Nickson Jorge" "autor_email" => "nicksonmoretti@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }