RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA SUBÁREA DE QUÍMICA: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100437 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7647 "inscrito_id" => 11549 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA SUBÁREA DE QUÍMICA: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "O Programa de Residência Pedagógica (PRP) se apresenta como uma política educacional de formação de professores, que promove a integração dos estudantes de licenciatura com a educação básica. As ações do PRP fortalecem e ajudam a aprofundar a formação teórico-prática, contribuem com a construção da identidade profissional docente dos licenciandos, incentivando-os na produção da pesquisa educacional com base nas experiências vivenciadas. Partindo desta premissa, o objetivo desse trabalho é apresentar um relato de experiência a partir das ações do PRP no subprojeto Química em uma turma de primeiro ano do ensino médio, expondo os conhecimentos construídos, as dificuldades e os desafios enfrentados no período de novembro/2022 a abril/2023. A dinâmica do PRP, subprojeto de Química da UNIVASF, se estabelece a partir das seguintes etapas: 1. Reuniões mensais de planejamento das ações didáticas; 2. Reuniões mensais de socialização das experiências entre residentes, preceptores e coordenadores; 3. Regência nas escolas; 4. Participação em grupo de pesquisa. As ações vivenciadas neste período oportunizaram compreender que a profissão do professor é carregada de desafios, pois lida-se com diferentes estudantes, que apresentam estilos de aprendizagem diferentes, o que tem levado a refletir o lugar de importância que o planejamento assume na prática pedagógica do professor. Nesse movimento, percebe-se que não há receitas prontas de como ensinar e aprender os conteúdos e sim, possíveis caminhos que podem direcionar ao desenvolvimento de uma aprendizagem construtiva no ensino de Química. Os conceitos trabalhados no primeiro ano foram: modelos atômicos, propriedades periódicas, ligações químicas e geometria molecular, onde buscou-se trabalhar com metodologias participativas a partir de modelos didáticos, jogos e experimentação. As ações do programa têm contribuído fortemente para construção da identidade docente dos residentes, fortalecendo a sua formação acadêmica a partir das trocas de experiências entre os diferentes atores sociais participantes do processo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID11549_TB7647_04102023223523.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DOMECIANO PEREIRA DA SILVA JUNIOR" "autor_nome_curto" => "DOMECIANO" "autor_email" => "domecianodiscente@gmail.c" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100437 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7647 "inscrito_id" => 11549 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA SUBÁREA DE QUÍMICA: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "O Programa de Residência Pedagógica (PRP) se apresenta como uma política educacional de formação de professores, que promove a integração dos estudantes de licenciatura com a educação básica. As ações do PRP fortalecem e ajudam a aprofundar a formação teórico-prática, contribuem com a construção da identidade profissional docente dos licenciandos, incentivando-os na produção da pesquisa educacional com base nas experiências vivenciadas. Partindo desta premissa, o objetivo desse trabalho é apresentar um relato de experiência a partir das ações do PRP no subprojeto Química em uma turma de primeiro ano do ensino médio, expondo os conhecimentos construídos, as dificuldades e os desafios enfrentados no período de novembro/2022 a abril/2023. A dinâmica do PRP, subprojeto de Química da UNIVASF, se estabelece a partir das seguintes etapas: 1. Reuniões mensais de planejamento das ações didáticas; 2. Reuniões mensais de socialização das experiências entre residentes, preceptores e coordenadores; 3. Regência nas escolas; 4. Participação em grupo de pesquisa. As ações vivenciadas neste período oportunizaram compreender que a profissão do professor é carregada de desafios, pois lida-se com diferentes estudantes, que apresentam estilos de aprendizagem diferentes, o que tem levado a refletir o lugar de importância que o planejamento assume na prática pedagógica do professor. Nesse movimento, percebe-se que não há receitas prontas de como ensinar e aprender os conteúdos e sim, possíveis caminhos que podem direcionar ao desenvolvimento de uma aprendizagem construtiva no ensino de Química. Os conceitos trabalhados no primeiro ano foram: modelos atômicos, propriedades periódicas, ligações químicas e geometria molecular, onde buscou-se trabalhar com metodologias participativas a partir de modelos didáticos, jogos e experimentação. As ações do programa têm contribuído fortemente para construção da identidade docente dos residentes, fortalecendo a sua formação acadêmica a partir das trocas de experiências entre os diferentes atores sociais participantes do processo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID11549_TB7647_04102023223523.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DOMECIANO PEREIRA DA SILVA JUNIOR" "autor_nome_curto" => "DOMECIANO" "autor_email" => "domecianodiscente@gmail.c" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }