QUEBRA-ÂNGULOS: UM MATERIAL CONCRETO PARA O ENSINO DE ÂNGULOS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95872 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1605 "inscrito_id" => 5492 "titulo" => "QUEBRA-ÂNGULOS: UM MATERIAL CONCRETO PARA O ENSINO DE ÂNGULOS" "resumo" => "Observando as dificuldades dos alunos em uma aula expositiva-dialogada, focada no ensino de ângulos agudos, obtusos, complementares e suplementares, conteúdos presentes na Base Nacional Comum Curricular e no Currículo do Território Catarinense, foi desenvolvido um material concreto, denominado quebra-ângulo, com a finalidade de facilitar a visualização e compreensão desses conteúdos. Neste trabalho, relatamos a idealização e construção desse material para o ensino de ângulos e sua aplicação em uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual, no contexto do Estágio Curricular Supervisionado. Para o planejamento do material, foram necessárias discussões entre a equipe do Laboratório Fábrica Matemática, que atua na construção de materiais para o ensino de matemática, e contribuições dos docentes de matemática da escola. Desenvolvida a ideia base, construir um quebra-cabeça composto por triângulos que formariam um quadrado, partiu-se para a fase de modelagem no software Freecad e corte na máquina de corte a laser. A primeira versão do material ficou bastante complexa, pois continha muitos triângulos e ângulos de medida não inteira, podendo dificultar o entendimento e sua classificação, além de ser muito difícil de ser montado. Diante disso, a proposta foi reelaborada, criando uma segunda versão, composta por cinco triângulos e um trapézio, que cumpriu com os objetivos do conteúdo de forma lúdica com a montagem do quebra-cabeça. Os dois materiais foram aplicados: o primeiro sem a proposta de quebra-cabeça, apenas com a finalidade de identificação e classificação de ângulos, usando como direcionamento um questionário estruturado que levava os estudantes a analisar o material para chegar às respostas; o segundo trabalhou tanto o conteúdo como a proposta lúdica também com o auxílio de um roteiro de perguntas. Os resultados pedagógicos com o uso do material concreto foram positivos. Além disso, a turma demonstrou interesse pelo material e pelo seu livre manuseio." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5492_TB1605_17102023112001.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA SARTORI GOMES" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "ana.paula.sartori.gomes@g" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95872 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1605 "inscrito_id" => 5492 "titulo" => "QUEBRA-ÂNGULOS: UM MATERIAL CONCRETO PARA O ENSINO DE ÂNGULOS" "resumo" => "Observando as dificuldades dos alunos em uma aula expositiva-dialogada, focada no ensino de ângulos agudos, obtusos, complementares e suplementares, conteúdos presentes na Base Nacional Comum Curricular e no Currículo do Território Catarinense, foi desenvolvido um material concreto, denominado quebra-ângulo, com a finalidade de facilitar a visualização e compreensão desses conteúdos. Neste trabalho, relatamos a idealização e construção desse material para o ensino de ângulos e sua aplicação em uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual, no contexto do Estágio Curricular Supervisionado. Para o planejamento do material, foram necessárias discussões entre a equipe do Laboratório Fábrica Matemática, que atua na construção de materiais para o ensino de matemática, e contribuições dos docentes de matemática da escola. Desenvolvida a ideia base, construir um quebra-cabeça composto por triângulos que formariam um quadrado, partiu-se para a fase de modelagem no software Freecad e corte na máquina de corte a laser. A primeira versão do material ficou bastante complexa, pois continha muitos triângulos e ângulos de medida não inteira, podendo dificultar o entendimento e sua classificação, além de ser muito difícil de ser montado. Diante disso, a proposta foi reelaborada, criando uma segunda versão, composta por cinco triângulos e um trapézio, que cumpriu com os objetivos do conteúdo de forma lúdica com a montagem do quebra-cabeça. Os dois materiais foram aplicados: o primeiro sem a proposta de quebra-cabeça, apenas com a finalidade de identificação e classificação de ângulos, usando como direcionamento um questionário estruturado que levava os estudantes a analisar o material para chegar às respostas; o segundo trabalhou tanto o conteúdo como a proposta lúdica também com o auxílio de um roteiro de perguntas. Os resultados pedagógicos com o uso do material concreto foram positivos. Além disso, a turma demonstrou interesse pelo material e pelo seu livre manuseio." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5492_TB1605_17102023112001.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA SARTORI GOMES" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "ana.paula.sartori.gomes@g" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }