LIMA, Franciane Silva. O lúdico no planejamento de professores de ciências. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/101144>. Acesso em: 22/11/2024 15:15
Planejar é antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto; é buscar fazer algo incrível, essencialmente humano: o real a ser comandado pelo ideal. Diante disso, o estudo teve o objetivo de verificar se os professores de Ciências do ensino fundamental dos anos finais realizavam planejamento de suas aulas e se havia a presença do lúdico. A pesquisa foi de cunho qualitativo, sendo realizada com 17 entrevistados de Chapadinha, Maranhão, tendo a coleta de dado por meio de entrevistas semiestruturadas com perguntas do perfil e a presença do lúdico no planejamento das aulas. Os participantes possuíam idades que variaram entre 25 e 53 anos, sendo 15 do sexo feminino. Percebeu-se que nenhum professor elaborou o plano de curso no ano de 2016 da disciplina, e os planos de aula, apenas dois professores cederam a pesquisadora. Os demais justificaram não ceder o plano devido a não utilizar o lúdico; ter pedido no computador; usa os planos somente do final do livro; é novata na escola. Em relação ao lúdico, as professoras P2 e P6 disseram que o utilizam em sala de aula, podendo ser corroboradas com os planos cedidos a pesquisa, em que se encontraram jogos e maquetes que demonstraram que as professoras utilizam o lúdico como metodologia e/ou recurso para as aulas de Ciências. Com relação aos demais, relataram que utilizam o lúdico em suas aulas, entretanto, não realizam o planejamento destas atividades. Conclui-se que os professores não consideram o planejamento como algo relevante em sua prática, mesmo sendo algo que vá direcionar toda a sua ação em sala de aula, e com respeito ao lúdico, utilizam sem um planejamento que é algo essencial para um melhor desenvolvimento da atividade, auxiliar no cumprimento dos objetivos e evitar improvisação.