OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: AÇÕES DE ENSINO E EXTENSÃO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99139 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5916 "inscrito_id" => 13758 "titulo" => "OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: AÇÕES DE ENSINO E EXTENSÃO" "resumo" => "Este artigo relata a experiência obtida pela equipe que participou das Olimpíadas Nacionais de História do Brasil – ONHB durante as edições de 2020 até 2023 e, a partir dessa experiência, desenvolveu atividades de extensão voltadas a oferecer oficinas de análise e interpretação de fontes documentais para as escolas estaduais das cidades de Capanema, de Planalto e de Realeza, no estado do Paraná. Nas atividades os estudantes participantes foram instrumentalizados a reconhecer o uso de diferentes fontes no processo de produção do conhecimento histórico, identificar os diferentes agentes sociais e contextos envolvidos em sua produção. Ao final do projeto, os participantes traçaram um novo olhar para os sujeitos e processos históricos que muitas vezes são secundarizados nas ementas do componente curricular, bem como, foram capazes de explicar historicamente os fatos e processos estudados, constriram identidades e alteridades, compreenderam o processo de produção do conhecimento histórico, ampliaram o horizonte de interpretações, reconhecendo conceitos históricos singulares, categorias transistóricas, entre outros. Amparados nesse conhecimento identificamos a ampliação da participação dos estudantes da cidade e região na Olimpíada Nacional de História do Brasil, bem como a melhora no desempenho das equipes das escolas participantes. Consideramos ainda que atividades dessa natureza devem ser elaboradas e executadas de modo continuo, para além da mera disputa e premiação, por terem potencial de modificar sensivelmente suas percepções sobre produção de conhecimento e por serem um instrumento de combate a ideologias negacionistas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID13758_TB5916_21062023155019.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA VALENTINI" "autor_nome_curto" => "Juliana Valenti" "autor_email" => "julianavalentini@yahoo.co" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARANÁ (IFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99139 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5916 "inscrito_id" => 13758 "titulo" => "OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: AÇÕES DE ENSINO E EXTENSÃO" "resumo" => "Este artigo relata a experiência obtida pela equipe que participou das Olimpíadas Nacionais de História do Brasil – ONHB durante as edições de 2020 até 2023 e, a partir dessa experiência, desenvolveu atividades de extensão voltadas a oferecer oficinas de análise e interpretação de fontes documentais para as escolas estaduais das cidades de Capanema, de Planalto e de Realeza, no estado do Paraná. Nas atividades os estudantes participantes foram instrumentalizados a reconhecer o uso de diferentes fontes no processo de produção do conhecimento histórico, identificar os diferentes agentes sociais e contextos envolvidos em sua produção. Ao final do projeto, os participantes traçaram um novo olhar para os sujeitos e processos históricos que muitas vezes são secundarizados nas ementas do componente curricular, bem como, foram capazes de explicar historicamente os fatos e processos estudados, constriram identidades e alteridades, compreenderam o processo de produção do conhecimento histórico, ampliaram o horizonte de interpretações, reconhecendo conceitos históricos singulares, categorias transistóricas, entre outros. Amparados nesse conhecimento identificamos a ampliação da participação dos estudantes da cidade e região na Olimpíada Nacional de História do Brasil, bem como a melhora no desempenho das equipes das escolas participantes. Consideramos ainda que atividades dessa natureza devem ser elaboradas e executadas de modo continuo, para além da mera disputa e premiação, por terem potencial de modificar sensivelmente suas percepções sobre produção de conhecimento e por serem um instrumento de combate a ideologias negacionistas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID13758_TB5916_21062023155019.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA VALENTINI" "autor_nome_curto" => "Juliana Valenti" "autor_email" => "julianavalentini@yahoo.co" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARANÁ (IFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }