ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO PARA/COM AS CRIANÇAS VENEZUELANAS INDÍGENAS WARAO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NOS CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE JOÃO PESSOA-PB
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96647 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2649 "inscrito_id" => 12597 "titulo" => "ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO PARA/COM AS CRIANÇAS VENEZUELANAS INDÍGENAS WARAO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NOS CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE JOÃO PESSOA-PB" "resumo" => "O presente artigo é fruto de uma pesquisa exploratória nos Centros Municipais de Educação Infantil - CEMEIs da Rede Municipal de João Pessoa-PB, que atendem crianças Venezuelanas indígenas Warao. O objetivo central desta pesquisa foi analisar o processo de organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil para/com as crianças dessa etnia. Buscamos respaldo teórico em: Sarmento (1997), Zoia e Peripolli (2010), Lopes et al (2002) e Faria e Finco (2011), com o intuito de embasar os estudos acerca dessa temática, fundamentados numa concepção de educação enquanto direito fundamental que deve ser assegurado pelo poder público, a todos, sem distinção, tratando-se de brasileiro, refugiado ou migrante. Esta pesquisa de natureza qualitativa de cunho exploratória, obedeceu aos seguintes procedimentos e técnicas: pesquisa bibliográfica e documental. Desse modo, a investigação revelou que para a efetivação de uma prática pedagógica que respeite e valorize a cultura indígena Warao foi necessário à priori um trabalho de análise da realidade sociocultural; monitoramento das famílias, com a busca ativa para a inserção dessas crianças no Sistema Educacional do Município; reuniões periódicas com a comunidade indígena venezuelana e a construção de um planejamento pedagógico pautado na reafirmação da identidade étnica, a valorização das línguas e saberes. Por fim, para garantir o acesso e a permanência dessas crianças nas Unidades Educacionais foi elaborado uma proposta pedagógica fundamentada na compreensão da diversidade cultural, enquanto base primordial para construção e implementação de um trabalho pedagógico nos CEMEIs, tendo como pilar a indissociabilidade do cuidar e educar nos processos pedagógicos, o direito à manutenção da língua, respeito ao seu modo de vida e de organização sociocultural. Buscando o desenvolvimento de um currículo educacional intercultural que incluam saberes e experiências culturais correspondentes às respectivas comunidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID12597_TB2649_04102023194956.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LINDINALVA DE ALCANTARA CORREIA" "autor_nome_curto" => "LINDINALVA" "autor_email" => "lindinalvaalcantara@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96647 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2649 "inscrito_id" => 12597 "titulo" => "ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO PARA/COM AS CRIANÇAS VENEZUELANAS INDÍGENAS WARAO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NOS CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE JOÃO PESSOA-PB" "resumo" => "O presente artigo é fruto de uma pesquisa exploratória nos Centros Municipais de Educação Infantil - CEMEIs da Rede Municipal de João Pessoa-PB, que atendem crianças Venezuelanas indígenas Warao. O objetivo central desta pesquisa foi analisar o processo de organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil para/com as crianças dessa etnia. Buscamos respaldo teórico em: Sarmento (1997), Zoia e Peripolli (2010), Lopes et al (2002) e Faria e Finco (2011), com o intuito de embasar os estudos acerca dessa temática, fundamentados numa concepção de educação enquanto direito fundamental que deve ser assegurado pelo poder público, a todos, sem distinção, tratando-se de brasileiro, refugiado ou migrante. Esta pesquisa de natureza qualitativa de cunho exploratória, obedeceu aos seguintes procedimentos e técnicas: pesquisa bibliográfica e documental. Desse modo, a investigação revelou que para a efetivação de uma prática pedagógica que respeite e valorize a cultura indígena Warao foi necessário à priori um trabalho de análise da realidade sociocultural; monitoramento das famílias, com a busca ativa para a inserção dessas crianças no Sistema Educacional do Município; reuniões periódicas com a comunidade indígena venezuelana e a construção de um planejamento pedagógico pautado na reafirmação da identidade étnica, a valorização das línguas e saberes. Por fim, para garantir o acesso e a permanência dessas crianças nas Unidades Educacionais foi elaborado uma proposta pedagógica fundamentada na compreensão da diversidade cultural, enquanto base primordial para construção e implementação de um trabalho pedagógico nos CEMEIs, tendo como pilar a indissociabilidade do cuidar e educar nos processos pedagógicos, o direito à manutenção da língua, respeito ao seu modo de vida e de organização sociocultural. Buscando o desenvolvimento de um currículo educacional intercultural que incluam saberes e experiências culturais correspondentes às respectivas comunidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID12597_TB2649_04102023194956.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LINDINALVA DE ALCANTARA CORREIA" "autor_nome_curto" => "LINDINALVA" "autor_email" => "lindinalvaalcantara@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }