UM ESTUDO SOBRE AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL I DA REDE MUNICIPAL DE VILA VELHA-ES
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98864 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5565 "inscrito_id" => 16943 "titulo" => "UM ESTUDO SOBRE AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL I DA REDE MUNICIPAL DE VILA VELHA-ES" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um estudo com professores do ensino fundamental I da Rede Municipal de Vila Velha - ES, sobre a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Importante relatar o aumento do uso dessas tecnologias por crianças de diversas idades, pois elas já fazem parte de seu cotidiano familiar e essa experiência é levada para a escola. Este estudo se insere na pesquisa de mestrado construída por uma das autoras no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro. Nas práticas educativas do contexto contemporâneo é de extrema importância que os professores tenham uma formação continuada na área de tecnologias educacionais, visto que ela se tornou um elemento fundamental para o processo educativo. Nesse estudo utilizamos a metodologia de pesquisa qualitativa e, no primeiro momento, enviamos para alguns grupos de WhatsApp – que incluem Pedagogos e professores da Rede Municipal de Vila Velha-ES - um convite para participarem da pesquisa. No segundo momento solicitamos aos participantes que respondessem um questionário que teve como objetivo investigar questões iniciais relacionadas ao local de residência e trabalho, faixa etária, tempo de atuação no magistério, formação inicial e de pós-graduação, assim como o tempo de atuação no ensino fundamental I. Por meio do questionário também foi possível ter acesso ao número de professores efetivos e/ou contratados, assim como questões relacionadas ao uso da internet para o planejamento planejar suas aulas. Na segunda etapa estão sendo realizadas entrevistas individuais com os participantes, buscando entender aspectos subjetivos que se relacionam com o uso das TIC no contexto escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID16943_TB5565_01102023214555.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAMILLI RICARTO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "JAMILLI" "autor_email" => "jamilliricarto@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98864 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5565 "inscrito_id" => 16943 "titulo" => "UM ESTUDO SOBRE AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL I DA REDE MUNICIPAL DE VILA VELHA-ES" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um estudo com professores do ensino fundamental I da Rede Municipal de Vila Velha - ES, sobre a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Importante relatar o aumento do uso dessas tecnologias por crianças de diversas idades, pois elas já fazem parte de seu cotidiano familiar e essa experiência é levada para a escola. Este estudo se insere na pesquisa de mestrado construída por uma das autoras no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro. Nas práticas educativas do contexto contemporâneo é de extrema importância que os professores tenham uma formação continuada na área de tecnologias educacionais, visto que ela se tornou um elemento fundamental para o processo educativo. Nesse estudo utilizamos a metodologia de pesquisa qualitativa e, no primeiro momento, enviamos para alguns grupos de WhatsApp – que incluem Pedagogos e professores da Rede Municipal de Vila Velha-ES - um convite para participarem da pesquisa. No segundo momento solicitamos aos participantes que respondessem um questionário que teve como objetivo investigar questões iniciais relacionadas ao local de residência e trabalho, faixa etária, tempo de atuação no magistério, formação inicial e de pós-graduação, assim como o tempo de atuação no ensino fundamental I. Por meio do questionário também foi possível ter acesso ao número de professores efetivos e/ou contratados, assim como questões relacionadas ao uso da internet para o planejamento planejar suas aulas. Na segunda etapa estão sendo realizadas entrevistas individuais com os participantes, buscando entender aspectos subjetivos que se relacionam com o uso das TIC no contexto escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID16943_TB5565_01102023214555.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAMILLI RICARTO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "JAMILLI" "autor_email" => "jamilliricarto@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }