PERCEPÇÕES DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS SOBRE O ENSINO DURANTE A PANDEMIA E POSSÍVEIS REFLEXÕES NO RETORNO À PRESENCIALIDADE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96750 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2785 "inscrito_id" => 13329 "titulo" => "PERCEPÇÕES DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS SOBRE O ENSINO DURANTE A PANDEMIA E POSSÍVEIS REFLEXÕES NO RETORNO À PRESENCIALIDADE" "resumo" => "As dificuldades e possibilidades quanto ao uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) já acompanhavam os processos de ensino e de aprendizagem bem antes da pandemia de COVID-19. No entanto, neste momento, questiona-se: quais seriam os encaminhamentos e de que forma as experiências do período de isolamento físico/social poderiam contribuir no retorno à presencialidade? Diante disso, o presente trabalho busca compartilhar um recorte de investigação sobre as percepções de professores, no que diz respeito ao uso das TDICs. Destaca-se que o estudo vem sendo desenvolvido por um grupo de pesquisa desde 2016, com professores e estudantes de Graduação, e, também, do Stricto sensu, pertencentes a uma Instituição de Ensino Superior do Sul, outra no Nordeste do Brasil, bem como, de uma Instituição da Colômbia e outra de Portugal. No recorte buscou-se analisar a compreensão docente sobre o processo de virtualização das aulas, acompanhando 12 professores de Graduação durante a pandemia, sem se abster de analisar elementos que poderiam contribuir no retorno à presencialidade. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa e descritiva, sendo que os dados foram coletados a partir de questionários na plataforma Google Forms. Quanto à análise, buscou subsídios de compreensão das informações mediante a Análise Textual Discursiva. A partir da proposta constatou-se que os professores tiveram dificuldades quanto à gestão do tempo, interatividade, adequação dos materiais e domínio de ferramentas digitais. Além disso, evidenciou-se que algumas experiências relacionadas à virtualização das aulas sinalizam que podem ser continuadas na presencialidade, como é o caso do ensino híbrido e outras precisam ser repensadas, como é o caso das estratégias de ensino e da exploração e otimização do uso das tecnologias digitais. Por fim, algumas questões permanecem em aberto, servindo de alerta, principalmente no que diz respeito à possibilidade de retorno a modelos de ensino pré-pandêmicos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13329_TB2785_04102023231732.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROGÉRIO JOSÉ SCHUCK" "autor_nome_curto" => "ROGÉRIO SCHUCK" "autor_email" => "rogerios@univates.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI (UNIVATES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96750 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2785 "inscrito_id" => 13329 "titulo" => "PERCEPÇÕES DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS SOBRE O ENSINO DURANTE A PANDEMIA E POSSÍVEIS REFLEXÕES NO RETORNO À PRESENCIALIDADE" "resumo" => "As dificuldades e possibilidades quanto ao uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) já acompanhavam os processos de ensino e de aprendizagem bem antes da pandemia de COVID-19. No entanto, neste momento, questiona-se: quais seriam os encaminhamentos e de que forma as experiências do período de isolamento físico/social poderiam contribuir no retorno à presencialidade? Diante disso, o presente trabalho busca compartilhar um recorte de investigação sobre as percepções de professores, no que diz respeito ao uso das TDICs. Destaca-se que o estudo vem sendo desenvolvido por um grupo de pesquisa desde 2016, com professores e estudantes de Graduação, e, também, do Stricto sensu, pertencentes a uma Instituição de Ensino Superior do Sul, outra no Nordeste do Brasil, bem como, de uma Instituição da Colômbia e outra de Portugal. No recorte buscou-se analisar a compreensão docente sobre o processo de virtualização das aulas, acompanhando 12 professores de Graduação durante a pandemia, sem se abster de analisar elementos que poderiam contribuir no retorno à presencialidade. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa e descritiva, sendo que os dados foram coletados a partir de questionários na plataforma Google Forms. Quanto à análise, buscou subsídios de compreensão das informações mediante a Análise Textual Discursiva. A partir da proposta constatou-se que os professores tiveram dificuldades quanto à gestão do tempo, interatividade, adequação dos materiais e domínio de ferramentas digitais. Além disso, evidenciou-se que algumas experiências relacionadas à virtualização das aulas sinalizam que podem ser continuadas na presencialidade, como é o caso do ensino híbrido e outras precisam ser repensadas, como é o caso das estratégias de ensino e da exploração e otimização do uso das tecnologias digitais. Por fim, algumas questões permanecem em aberto, servindo de alerta, principalmente no que diz respeito à possibilidade de retorno a modelos de ensino pré-pandêmicos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13329_TB2785_04102023231732.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROGÉRIO JOSÉ SCHUCK" "autor_nome_curto" => "ROGÉRIO SCHUCK" "autor_email" => "rogerios@univates.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI (UNIVATES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }