GESTÃO DEMOCRÁTICA EM ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: A PERCEPÇÃO DO GESTOR ESCOLAR
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96167 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1987 "inscrito_id" => 10584 "titulo" => "GESTÃO DEMOCRÁTICA EM ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: A PERCEPÇÃO DO GESTOR ESCOLAR" "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo analisar a importância da gestão democrática e participativa no espaço de educação profissional, a partir da percepção de gestores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. O estudo respalda-se por uma abordagem qualitativa da pesquisa, e como procedimento metodológico optou-se pela revisão bibliográfica e documental, visando mostrar e especificar a exposição teórica de autores que estudam a respeito da temática, além de documentos e legislações. Para apreensão da percepção dos gestores, foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Como resultado percebe-se que a organização do IFRN está alicerçada, a partir da concepção da gestão democrática, como princípio que norteia todo arcabouço legal, principalmente, no que se refere ao Projeto Político-Pedagógico do IFRN. As impressões dos gestores entrevistados demonstraram preocupação em relação à ausência dos representantes no conselho escolar, denunciando o desconhecimento dos sujeitos sobre a importância de ocupar tal lugar de fala, em que a participação materializa a gestão democrática. Apesar dos esforços realizados pelas instituições em compor o colegiado, segundo os gestores, a comunidade inadmite e/ou ignora a realização das reuniões por possuírem outros afazeres, negligenciando a ocasião que assegura a exequibilidade da gestão democrática. Outro fato que desperta inquietação é a quantidade de reuniões do conselho escolar, que, regimentalmente é estabelecido apenas duas reuniões anualmente. Além disso, algumas decisões são tomadas pelos gestores sem necessariamente serem levadas aos colegiados, considerando o curto espaço de tempo para convocação e aval de conselhos. Enfim, a prática da gestão democrática em espaços de educação profissional, no caso em estudo, ainda é um processo em construção." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID10584_TB1987_04052023142006.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TELZY IANARE SOARES CABRAL" "autor_nome_curto" => "Telzy Cabral" "autor_email" => "t.cabral@escolar.ifrn.edu" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96167 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1987 "inscrito_id" => 10584 "titulo" => "GESTÃO DEMOCRÁTICA EM ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: A PERCEPÇÃO DO GESTOR ESCOLAR" "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo analisar a importância da gestão democrática e participativa no espaço de educação profissional, a partir da percepção de gestores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. O estudo respalda-se por uma abordagem qualitativa da pesquisa, e como procedimento metodológico optou-se pela revisão bibliográfica e documental, visando mostrar e especificar a exposição teórica de autores que estudam a respeito da temática, além de documentos e legislações. Para apreensão da percepção dos gestores, foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Como resultado percebe-se que a organização do IFRN está alicerçada, a partir da concepção da gestão democrática, como princípio que norteia todo arcabouço legal, principalmente, no que se refere ao Projeto Político-Pedagógico do IFRN. As impressões dos gestores entrevistados demonstraram preocupação em relação à ausência dos representantes no conselho escolar, denunciando o desconhecimento dos sujeitos sobre a importância de ocupar tal lugar de fala, em que a participação materializa a gestão democrática. Apesar dos esforços realizados pelas instituições em compor o colegiado, segundo os gestores, a comunidade inadmite e/ou ignora a realização das reuniões por possuírem outros afazeres, negligenciando a ocasião que assegura a exequibilidade da gestão democrática. Outro fato que desperta inquietação é a quantidade de reuniões do conselho escolar, que, regimentalmente é estabelecido apenas duas reuniões anualmente. Além disso, algumas decisões são tomadas pelos gestores sem necessariamente serem levadas aos colegiados, considerando o curto espaço de tempo para convocação e aval de conselhos. Enfim, a prática da gestão democrática em espaços de educação profissional, no caso em estudo, ainda é um processo em construção." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID10584_TB1987_04052023142006.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TELZY IANARE SOARES CABRAL" "autor_nome_curto" => "Telzy Cabral" "autor_email" => "t.cabral@escolar.ifrn.edu" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }