POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR E AS JUVENTUDES DO ENSINO MÉDIO: APROXIMAÇÕES E/OU DISTANCIAMENTOS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100277 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7435 "inscrito_id" => 21070 "titulo" => "POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR E AS JUVENTUDES DO ENSINO MÉDIO: APROXIMAÇÕES E/OU DISTANCIAMENTOS" "resumo" => "RESUMO Este estudo está vinculado ao Grupo de Pesquisa ELOS, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O objetivo da pesquisa é compreender as aproximações e/ou distanciamentos entre as Políticas Públicas de acesso ao ensino superior no Brasil e o imaginário social dos estudantes que disputam vagas nesse nível de ensino. A pesquisa será estruturada com base na pesquisa quanti-qualitativa a partir de Triviños (1987), caracterizando por pesquisa social com base empírica (GIL, 2008) e sob o enfoque fenomenológico, em que o pesquisador preocupa-se em mostrar e esclarecer o que é dado. A pesquisa é sustentada pela pesquisa-ação e, para esclarecer as subjetividades, utiliza-se de DELORY-MOMBERGER (2012). Para dar sustentação à entrevista narrativa, que emprega a comunicação cotidiana de contar e escutar histórias, não sendo apenas o meio pelo qual se diz e se comunica a experiência, mas também o lugar onde a experiência se forma e pode ser conhecida. Alguns dados quantitativos disponíveis na plataforma digital do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira – INEP, foram observados para entender o cenário em que as políticas públicas da Educação se entrelaçam com os estudantes do Ensino Médio. Para contextualizar as juventudes do Ensino Médio, foram selecionados Dayrell e Carrano (2014), assim como Moll (2017). Como aporte epistemológico, para demonstrar as políticas educativas vigentes no Brasil, adotou-se os teóricos Akkari (2011) e Dourado (2008). Os resultados apontaram que as desigualdades socioeconômicas e culturais distanciam da academia, principalmente com a participação das juventudes considerada uma parcela na sociedade em situação socioeconômica de recursos parco." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID21070_TB7435_12122023095116.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA LUCIA DA LUZ MAZZARDO" "autor_nome_curto" => "ANA LUCIA DA LU" "autor_email" => "analuciamazzardo@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100277 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7435 "inscrito_id" => 21070 "titulo" => "POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR E AS JUVENTUDES DO ENSINO MÉDIO: APROXIMAÇÕES E/OU DISTANCIAMENTOS" "resumo" => "RESUMO Este estudo está vinculado ao Grupo de Pesquisa ELOS, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O objetivo da pesquisa é compreender as aproximações e/ou distanciamentos entre as Políticas Públicas de acesso ao ensino superior no Brasil e o imaginário social dos estudantes que disputam vagas nesse nível de ensino. A pesquisa será estruturada com base na pesquisa quanti-qualitativa a partir de Triviños (1987), caracterizando por pesquisa social com base empírica (GIL, 2008) e sob o enfoque fenomenológico, em que o pesquisador preocupa-se em mostrar e esclarecer o que é dado. A pesquisa é sustentada pela pesquisa-ação e, para esclarecer as subjetividades, utiliza-se de DELORY-MOMBERGER (2012). Para dar sustentação à entrevista narrativa, que emprega a comunicação cotidiana de contar e escutar histórias, não sendo apenas o meio pelo qual se diz e se comunica a experiência, mas também o lugar onde a experiência se forma e pode ser conhecida. Alguns dados quantitativos disponíveis na plataforma digital do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira – INEP, foram observados para entender o cenário em que as políticas públicas da Educação se entrelaçam com os estudantes do Ensino Médio. Para contextualizar as juventudes do Ensino Médio, foram selecionados Dayrell e Carrano (2014), assim como Moll (2017). Como aporte epistemológico, para demonstrar as políticas educativas vigentes no Brasil, adotou-se os teóricos Akkari (2011) e Dourado (2008). Os resultados apontaram que as desigualdades socioeconômicas e culturais distanciam da academia, principalmente com a participação das juventudes considerada uma parcela na sociedade em situação socioeconômica de recursos parco." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID21070_TB7435_12122023095116.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA LUCIA DA LUZ MAZZARDO" "autor_nome_curto" => "ANA LUCIA DA LU" "autor_email" => "analuciamazzardo@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }