PRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA DE REDE PÚBLICA NA CIDADE DE JOÃO PESSOA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99880 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6894 "inscrito_id" => 20116 "titulo" => "PRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA DE REDE PÚBLICA NA CIDADE DE JOÃO PESSOA" "resumo" => "Este trabalho teve como principal objetivo relatar a experiência com atividades de leitura e de escrita propostas por meio de oficinas para alunos do ensino fundamental - anos finais - da Escola Dom Carlos Coelho no município de João Pessoa. Determinamos como objetivos específicos: expandir os conhecimentos sobre concepção de leitura e escrita; compreender a importância do conhecimento prévio do leitor; incentivar os alunos à leitura e à escrita; e estimular a construção de práticas de leitura e escrita. Propõe-se analisar quatro produções, enfatizando o quanto o conhecimento prévio do aluno e a sua experiência de vida contribuem para a construção de sentidos e que, portanto, as práticas de leitura e de escrita devem ser embasadas nisso. O material apresentado refere-se às produções levantadas no projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) intitulado por “Oficinas de saberes: construindo práticas sociais de leitura e escrita na escola e na comunidade”. Para guiar o nosso trabalho, utilizamos os aportes teóricos de: Antunes (2003), Koch e Elias (2006; 2009), Kleiman (2002; 2004; 2005) e Soares (1998; 2004; 2008). A metodologia segue a abordagem qualitativa e descritiva. A partir da análise das atividades aplicadas, observamos o quanto um ensino baseado na noção de pertencimento, do conhecimento prévio e da construção de sentidos colaboram para que os estudantes comecem a ter uma nova visão sobre as práticas de leitura e de escrita e, inclusive, para o incentivo dessas práticas como processo de interação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID20116_TB6894_20062023213813.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TUANNY BASTOS VENTURA" "autor_nome_curto" => "TUANNY VENTURA" "autor_email" => "tuannyventurab@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99880 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6894 "inscrito_id" => 20116 "titulo" => "PRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA DE REDE PÚBLICA NA CIDADE DE JOÃO PESSOA" "resumo" => "Este trabalho teve como principal objetivo relatar a experiência com atividades de leitura e de escrita propostas por meio de oficinas para alunos do ensino fundamental - anos finais - da Escola Dom Carlos Coelho no município de João Pessoa. Determinamos como objetivos específicos: expandir os conhecimentos sobre concepção de leitura e escrita; compreender a importância do conhecimento prévio do leitor; incentivar os alunos à leitura e à escrita; e estimular a construção de práticas de leitura e escrita. Propõe-se analisar quatro produções, enfatizando o quanto o conhecimento prévio do aluno e a sua experiência de vida contribuem para a construção de sentidos e que, portanto, as práticas de leitura e de escrita devem ser embasadas nisso. O material apresentado refere-se às produções levantadas no projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) intitulado por “Oficinas de saberes: construindo práticas sociais de leitura e escrita na escola e na comunidade”. Para guiar o nosso trabalho, utilizamos os aportes teóricos de: Antunes (2003), Koch e Elias (2006; 2009), Kleiman (2002; 2004; 2005) e Soares (1998; 2004; 2008). A metodologia segue a abordagem qualitativa e descritiva. A partir da análise das atividades aplicadas, observamos o quanto um ensino baseado na noção de pertencimento, do conhecimento prévio e da construção de sentidos colaboram para que os estudantes comecem a ter uma nova visão sobre as práticas de leitura e de escrita e, inclusive, para o incentivo dessas práticas como processo de interação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID20116_TB6894_20062023213813.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TUANNY BASTOS VENTURA" "autor_nome_curto" => "TUANNY VENTURA" "autor_email" => "tuannyventurab@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }