REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGOGICA DE UMA PROFESSORA QUILOMBOLA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO, NO MUNICÍPIO DE AURORA DO PARÁ.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101268 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9004 "inscrito_id" => 22354 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGOGICA DE UMA PROFESSORA QUILOMBOLA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO, NO MUNICÍPIO DE AURORA DO PARÁ." "resumo" => "O presente estudo aborda a atuação docente na educação quilombola. O objetivo geral foi refletir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas na disciplina de português em uma escola pública quilombola de Vila de Santana-PA ressaltando as questões de identidade e cultura afro-brasileira. Como objetivos específicos identificar a percepção da docente sobre práticas pedagógicas que envolvem questões étnico-raciais na educação quilombola; analisar as principais dificuldades vivenciadas pela professora no contexto da educação quilombola destacando a identidade étnico-racial; Indicar estratégias para o enfrentamento dos desafios que permeiam a construção de relações étnicos -raciais no ambiente escolar. Para tal finalidade, a pesquisa adotou a abordagem qualitativa, por meio da pesquisa de campo. Elegeu como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada. O estudo elegeu como aporte teórico as contribuições de Caldart (2002) e Freire (1970). O relato permitiu observar que dentro da prática pedagógica da professora, a concepção educativa dotada por ela é a Interacionista e construtivista, pois, preza pela interação entre professor e aluno. Entre as dificuldades encontradas destaca-se a distância enfrentada pelos alunos até chegar à escola polo e a falta de recursos. As alternativas apontadas pela professora foi criar estratégias como emprestar seu celular e computador possibilitando aos educandos fazerem suas pesquisas e não deixarem de participar das atividades propostas na disciplina de português. Espera-se ao final dessa ação sobre as práticas pedagógicas de identidade étnico -racial desenvolvidas na disciplina de português em uma escola pública quilombola no contexto da educação do campo, ter contribuído para o fortalecimento da identidade positiva de pessoas negras, quebrando o discurso cultural e colonial que apresenta à história de uma forma depreciativa, pois, acredita-se que a educação pode ser um caminho eficiente para fortalecer a sociedade para o enfrentamento, tendo em vista que, a educação muda as pessoas e as pessoas transformam o mundo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID22354_TB9004_10122023235251.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYNARA BARBOSA DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "THAYNARA B" "autor_email" => "thaynara290330@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA (UFRA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101268 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9004 "inscrito_id" => 22354 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGOGICA DE UMA PROFESSORA QUILOMBOLA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO, NO MUNICÍPIO DE AURORA DO PARÁ." "resumo" => "O presente estudo aborda a atuação docente na educação quilombola. O objetivo geral foi refletir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas na disciplina de português em uma escola pública quilombola de Vila de Santana-PA ressaltando as questões de identidade e cultura afro-brasileira. Como objetivos específicos identificar a percepção da docente sobre práticas pedagógicas que envolvem questões étnico-raciais na educação quilombola; analisar as principais dificuldades vivenciadas pela professora no contexto da educação quilombola destacando a identidade étnico-racial; Indicar estratégias para o enfrentamento dos desafios que permeiam a construção de relações étnicos -raciais no ambiente escolar. Para tal finalidade, a pesquisa adotou a abordagem qualitativa, por meio da pesquisa de campo. Elegeu como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada. O estudo elegeu como aporte teórico as contribuições de Caldart (2002) e Freire (1970). O relato permitiu observar que dentro da prática pedagógica da professora, a concepção educativa dotada por ela é a Interacionista e construtivista, pois, preza pela interação entre professor e aluno. Entre as dificuldades encontradas destaca-se a distância enfrentada pelos alunos até chegar à escola polo e a falta de recursos. As alternativas apontadas pela professora foi criar estratégias como emprestar seu celular e computador possibilitando aos educandos fazerem suas pesquisas e não deixarem de participar das atividades propostas na disciplina de português. Espera-se ao final dessa ação sobre as práticas pedagógicas de identidade étnico -racial desenvolvidas na disciplina de português em uma escola pública quilombola no contexto da educação do campo, ter contribuído para o fortalecimento da identidade positiva de pessoas negras, quebrando o discurso cultural e colonial que apresenta à história de uma forma depreciativa, pois, acredita-se que a educação pode ser um caminho eficiente para fortalecer a sociedade para o enfrentamento, tendo em vista que, a educação muda as pessoas e as pessoas transformam o mundo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID22354_TB9004_10122023235251.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYNARA BARBOSA DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "THAYNARA B" "autor_email" => "thaynara290330@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA (UFRA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }