A CONSTRUÇÃO DO SER PROFESSOR DE MATEMÁTICA ANCORADA NA TRÍADE PESQUISA-ENSINO-EXTENSÃO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95610 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1273 "inscrito_id" => 12275 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DO SER PROFESSOR DE MATEMÁTICA ANCORADA NA TRÍADE PESQUISA-ENSINO-EXTENSÃO" "resumo" => "O imaginário do ser professor pelo licenciando, em geral, é previamente delineado a partir das vivências enquanto estudante desde a Educação Básica. Contudo, ao ingressar na Universidade, este imaginário é ressignificado a partir das novas experiências que fomentam compreender, reformular e experienciar a sala de aula com um outro olhar. Nesta vertente, objetivamos analisar as contribuições da extensão, pesquisa e ensino para constituição do ser professor a partir das vivências na formação inicial no curso de licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Ancorado em autores como Nóvoa (2019), Fiorentini e Oliveira (2013), Pimenta (1999), dentre outros, abordaremos neste trabalho, acerca da formação inicial relacionando-a com a importância da extensão, pesquisa e ensino para o licenciando. Com a natureza de ensino, explicitamos acerca de sua participação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Prosseguiremos, descrevendo as contribuições do projeto de extensão “Matemática é Show” para um ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos numa perspectiva lúdica, crítica, autônoma e diferenciada. Em relação a dimensão da pesquisa, evidenciamos a participação enquanto monitor voluntário, do projeto de Iniciação a Pesquisa intitulado “Malba Tahan e os Campos Conceituais: possibilidade de aprendizagem matemática lúdica, criativa, dinâmica e com autonomia”. Participar dos três projetos foi importante, pois permitiu articular teoria e prática, ter um olhar de pesquisador ao refletir acerca das nuances e dinâmicas de uma sala de aula, bem como as relações existentes entre estudante, professor e a comunidade escolar, além de oportunizar ao licenciando a vivência na escola, que contribuiu para diminuir a sensação do medo e da insegurança para ensinar. Portanto, advogamos pela importância da participação dos licenciandos em projetos de extensão, pesquisa e ensino, pois além do amadurecimento profissional e pessoal, contribuem para uma visão mais refinada acerca do ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID12275_TB1273_02052023225536.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL FLORENCIO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "FLORENCIO" "autor_email" => "mat.rflorencio@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95610 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1273 "inscrito_id" => 12275 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DO SER PROFESSOR DE MATEMÁTICA ANCORADA NA TRÍADE PESQUISA-ENSINO-EXTENSÃO" "resumo" => "O imaginário do ser professor pelo licenciando, em geral, é previamente delineado a partir das vivências enquanto estudante desde a Educação Básica. Contudo, ao ingressar na Universidade, este imaginário é ressignificado a partir das novas experiências que fomentam compreender, reformular e experienciar a sala de aula com um outro olhar. Nesta vertente, objetivamos analisar as contribuições da extensão, pesquisa e ensino para constituição do ser professor a partir das vivências na formação inicial no curso de licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Ancorado em autores como Nóvoa (2019), Fiorentini e Oliveira (2013), Pimenta (1999), dentre outros, abordaremos neste trabalho, acerca da formação inicial relacionando-a com a importância da extensão, pesquisa e ensino para o licenciando. Com a natureza de ensino, explicitamos acerca de sua participação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Prosseguiremos, descrevendo as contribuições do projeto de extensão “Matemática é Show” para um ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos numa perspectiva lúdica, crítica, autônoma e diferenciada. Em relação a dimensão da pesquisa, evidenciamos a participação enquanto monitor voluntário, do projeto de Iniciação a Pesquisa intitulado “Malba Tahan e os Campos Conceituais: possibilidade de aprendizagem matemática lúdica, criativa, dinâmica e com autonomia”. Participar dos três projetos foi importante, pois permitiu articular teoria e prática, ter um olhar de pesquisador ao refletir acerca das nuances e dinâmicas de uma sala de aula, bem como as relações existentes entre estudante, professor e a comunidade escolar, além de oportunizar ao licenciando a vivência na escola, que contribuiu para diminuir a sensação do medo e da insegurança para ensinar. Portanto, advogamos pela importância da participação dos licenciandos em projetos de extensão, pesquisa e ensino, pois além do amadurecimento profissional e pessoal, contribuem para uma visão mais refinada acerca do ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID12275_TB1273_02052023225536.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL FLORENCIO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "FLORENCIO" "autor_email" => "mat.rflorencio@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }