ABORADEGEM DE ENSINO-APRENDIZAGEM DECOLONIALSITA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96984 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3102 "inscrito_id" => 2617 "titulo" => "ABORADEGEM DE ENSINO-APRENDIZAGEM DECOLONIALSITA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA" "resumo" => "Vivemos novos tempos de reflexão sobre o passado que visa um presente/futuro mais humanista, democrático e inclusivo para o ensino-aprendezado de línguas estrangeiras no mundo e no nosso país. Os estudos sobre ensino-aprendizagem de inglês como lingua franca e decolonialismo têm se tornado ponto central nas discussões sobre a formação de professores de idiomas, principalmente de língua inglesa. Uma vez que, por circustâncias diversas, em quanto aprendizes, esses professores em formação têm sido expostos à língua inglesa e cultura de alguns países em abordagens europeocentristas e/ou focadas nos aspectos culturais dos Estados Unidos. É preciso não apenas trazer essa discussão para os cursos de licenciatura, mas fazer com que os futuros professores experimentem, por si próprios, essa nova prespectiva mais crítica, ampla e diversiticada de questões, visões e discursos. Esta comunicação tem o objetivo de compartilhar a elaboração de planos de curso e material didático para disciplinas de língua inglesa no curso de Letras- Inglês e Literaturas que segue uma abordagem decolonialista que se afina com os conceitos de inglês como lingua franca. Dessa forma, espera-se fomentar a reflexão dos professores em formação sobre questões do mundo globalizado de pontos de vistas diferentes, não só os “tradicionais” estados-unidenses ou do Reino Unido com o foco na Inglaterra, oferecendo, assim, a oportunidade de explorar outras culturas de povos falantes de inglês ou não, familiar-se a novos sotaques diversos e ampliar sua visão de mundo, além de ter um novo olhar para o seu próprio contexto. (CASTRO-GÓMEZ; GROSFOGUEL, 2007; LANDER, 2005; MIGNOLO, 2009; MORENO, 2005; SOUSA SANTOS, 2010; PARDO, 2019; MACHADO, 2019;MARON, 2021; CANAGARAJAH, 2006, COGO, 2008; JENKINS, 2000, 2011; KIRKPATRICK, 2010; CALVO, 2013; BAYURT, 2014; BORDINI, 2014, GIMENEZ, 2019; PEIXOTO, 2019)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID2617_TB3102_16052023152703.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLÁUDIA REBELLO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Cláudia Rebello" "autor_email" => "claurebello@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96984 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3102 "inscrito_id" => 2617 "titulo" => "ABORADEGEM DE ENSINO-APRENDIZAGEM DECOLONIALSITA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA" "resumo" => "Vivemos novos tempos de reflexão sobre o passado que visa um presente/futuro mais humanista, democrático e inclusivo para o ensino-aprendezado de línguas estrangeiras no mundo e no nosso país. Os estudos sobre ensino-aprendizagem de inglês como lingua franca e decolonialismo têm se tornado ponto central nas discussões sobre a formação de professores de idiomas, principalmente de língua inglesa. Uma vez que, por circustâncias diversas, em quanto aprendizes, esses professores em formação têm sido expostos à língua inglesa e cultura de alguns países em abordagens europeocentristas e/ou focadas nos aspectos culturais dos Estados Unidos. É preciso não apenas trazer essa discussão para os cursos de licenciatura, mas fazer com que os futuros professores experimentem, por si próprios, essa nova prespectiva mais crítica, ampla e diversiticada de questões, visões e discursos. Esta comunicação tem o objetivo de compartilhar a elaboração de planos de curso e material didático para disciplinas de língua inglesa no curso de Letras- Inglês e Literaturas que segue uma abordagem decolonialista que se afina com os conceitos de inglês como lingua franca. Dessa forma, espera-se fomentar a reflexão dos professores em formação sobre questões do mundo globalizado de pontos de vistas diferentes, não só os “tradicionais” estados-unidenses ou do Reino Unido com o foco na Inglaterra, oferecendo, assim, a oportunidade de explorar outras culturas de povos falantes de inglês ou não, familiar-se a novos sotaques diversos e ampliar sua visão de mundo, além de ter um novo olhar para o seu próprio contexto. (CASTRO-GÓMEZ; GROSFOGUEL, 2007; LANDER, 2005; MIGNOLO, 2009; MORENO, 2005; SOUSA SANTOS, 2010; PARDO, 2019; MACHADO, 2019;MARON, 2021; CANAGARAJAH, 2006, COGO, 2008; JENKINS, 2000, 2011; KIRKPATRICK, 2010; CALVO, 2013; BAYURT, 2014; BORDINI, 2014, GIMENEZ, 2019; PEIXOTO, 2019)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID2617_TB3102_16052023152703.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLÁUDIA REBELLO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Cláudia Rebello" "autor_email" => "claurebello@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }