Os currículos educativos são norteados por documentos basilares com estruturação programada para promover o desenvolvimento integral do estudante como a BNCC, logo, configura - se como elemento fundamental no processo formativo integrativo e reflexivo. A partir deste artefato cultural, busca-se em propor uma sociedade crítica, além de livre e democrática ao viabilizar a reformulação de concepções, sejam em contextos históricos e sociais. A sexualidade se apresenta como elemento inerente à vida, contudo o currículo possui pautas com a finalidade dessa incorporação, mas com abordagem muitas vezes restritivas e mais próximas de abordagens preventivas. Neste viés as competências socioemocionais podem favorecer espaços de discussões associadas a habilidades como autogestão, abertura ao novo, amabilidade e resiliência emocional. Desse modo, objetivou - se com esse trabalho analisar o percurso formativo acerca da educação sexual moldado conforme as demandas dos discentes, apoiada as competências socioemocionais. Então, foram realizados encontros formativos na EEMTI Sinhá Sabóia, localizada em Sobral Ceará, na eletiva de Educação, Saúde e Bem-estar. A princípio foi apresentada a proposta e aplicado um questionário semiestruturado que buscou traçar o perfil dos estudantes, bem como identificar temáticas que trazem maior interesse na educação sexual. A transposição didática foi desenvolvida em oito encontros sistematizados com as seguintes temáticas: Gravidez na Adolescência e Planejamento Familiar; Prevenção as Diversas Formas de Abuso Sexual e Direitos Humanos e Comunidade LGBTQIA+. Durante a execução das atividades, ficou claro que os alunos puderam compreender sobre os problemas socioculturais, refletir, além de compartilhar informações e desenvolver conhecimento sobre o objeto de conhecimento, pois todos participaram das atividades com entusiasmo. Portanto, é necessário avaliar a proposta curricular, sendo preciso identificar as reais necessidades e quais condições que a transposição didática pode ser oferecida, desenvolvendo estratégias como o uso das competências socioemocionais que permitem a abertura de diálogos baseada em projeto de vida.