Este trabalho apresenta uma reflexão sobre o déficit no processo de alfabetização dos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais do município de Rio Largo-AL, a partir de dados de diagnósticos de aprendizagem realizados durante o primeiro semestre de 2023. Sabe-se que o ensino formal e sistemático da alfabetização ocorre nos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental e a consolidação dessas habilidades deve acontecer durante esse percurso. Ao longo da etapa do Ensino Fundamental – Anos Iniciais que compreende (1º ao 5º ano) a progressão do conhecimento intercorre em grau e complexidade crescente com a proposição de novos desafios e reforça aprendizagens anteriores, sendo orientado às turmas do 3º ano a ampliação das práticas de linguagem e intensificação da ortografização. Logo, os dados resultantes das avaliações diagnósticas da Rede de Ensino demonstram um considerável atraso no processo formativo dos estudantes, o que denota uma discrepância em relação às orientações dos documentos norteadores. Metodologicamente esta pesquisa caracteriza-se como estudo de caso, uma vez que visa preservar o caráter unitário do objeto estudado. Assume uma natureza quali-quanti posto que complementam-se e possibilitam uma interação simultânea entre o visível e o concreto, resultados propostos por dados e a perspectiva do conceito, do significado e da observação sistemática. As discussões aqui tratadas dialogam com os estudos de Soares (2017), Mortatti (2006), Ferreiro (1999) e respaldam-se na normativa que regulamenta a educação brasileira, a saber: LBD 9394/96 e leis complementares, bem como no documento que norteia os currículos da educação escolar brasileira - Base Nacional Comum Curricular (2018). As análises evidenciam um cenário educacional complexo no qual os resultados foram influenciados por um conjunto de fatores que fragilizaram a dinâmica da alfabetização dos estudantes nas turmas objeto de estudo deste trabalho.