TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DA GEOMETRIA PLANA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97210 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3392 "inscrito_id" => 13001 "titulo" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DA GEOMETRIA PLANA" "resumo" => "Este estudo se fez doravante a utilização das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) para o ensino de matemática, visto que, ela é caracterizada como uma valiosa ferramenta complementar para a instrução, que permite ao aluno, um melhor entendimento e visualização da teoria estudada através de softwares, jogos, vídeos etc. O objetivo deste escrito é expor a utilidade das TDIC para o ensino de matemática com base no histórico desta tendência para as relações de ensino e aprendizagem em uma época do crescimento da cibercultura. Para tanto, usamos como referência bibliográfica os trabalhos de alguns estudiosos da área os quais vão discorrer a respeito do uso do estudo da técnica digital para a educação e ensino de matemática nas escolas. A metodologia deste trabalho consistiu-se em pesquisas em periódicos e artigos. Na busca de trabalhos publicados, nessa área, lançamos perguntas no google acadêmico dos tipos: é possivel ensinar matemática com as TDIC? Quais instrumentos podem ser utilizados para aplicar uma aula utilizando a tecnologia digital como objeto para mediação do conhecimento? Qual a importância de inserir as TDIC nas escolas?”. Com base nesses questionamentos foi possível encontrar diversos trabalhos que continham o que estávamos buscando. Como resultado, foi elaborada uma proposta didática para o ensino de matemática voltada para o primeiro ano do ensino médio que usa como principais elementos fundamentais de aplicação: celular, computador e softwares dinâmicos de matemática. A atividade alvitrada na organização didática foi pensada de modo que os alunos pudessem ter fácil acesso para uso da plataforma no momento da avaliação e ao mesmo tempo tivesse o contato da utilização de um objeto cotidiano na sala de aula, neste caso, o celular. Espera-se com esse estudo que o uso das TDIC no ensino de matemática passe a ser ainda mais utilizado nas escolas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13001_TB3392_19112023214546.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NADJA CAMILLY DE LIMA SILVA" "autor_nome_curto" => "NADJA" "autor_email" => "nadja.camilly@escolar.ifr" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97210 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3392 "inscrito_id" => 13001 "titulo" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DA GEOMETRIA PLANA" "resumo" => "Este estudo se fez doravante a utilização das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) para o ensino de matemática, visto que, ela é caracterizada como uma valiosa ferramenta complementar para a instrução, que permite ao aluno, um melhor entendimento e visualização da teoria estudada através de softwares, jogos, vídeos etc. O objetivo deste escrito é expor a utilidade das TDIC para o ensino de matemática com base no histórico desta tendência para as relações de ensino e aprendizagem em uma época do crescimento da cibercultura. Para tanto, usamos como referência bibliográfica os trabalhos de alguns estudiosos da área os quais vão discorrer a respeito do uso do estudo da técnica digital para a educação e ensino de matemática nas escolas. A metodologia deste trabalho consistiu-se em pesquisas em periódicos e artigos. Na busca de trabalhos publicados, nessa área, lançamos perguntas no google acadêmico dos tipos: é possivel ensinar matemática com as TDIC? Quais instrumentos podem ser utilizados para aplicar uma aula utilizando a tecnologia digital como objeto para mediação do conhecimento? Qual a importância de inserir as TDIC nas escolas?”. Com base nesses questionamentos foi possível encontrar diversos trabalhos que continham o que estávamos buscando. Como resultado, foi elaborada uma proposta didática para o ensino de matemática voltada para o primeiro ano do ensino médio que usa como principais elementos fundamentais de aplicação: celular, computador e softwares dinâmicos de matemática. A atividade alvitrada na organização didática foi pensada de modo que os alunos pudessem ter fácil acesso para uso da plataforma no momento da avaliação e ao mesmo tempo tivesse o contato da utilização de um objeto cotidiano na sala de aula, neste caso, o celular. Espera-se com esse estudo que o uso das TDIC no ensino de matemática passe a ser ainda mais utilizado nas escolas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13001_TB3392_19112023214546.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NADJA CAMILLY DE LIMA SILVA" "autor_nome_curto" => "NADJA" "autor_email" => "nadja.camilly@escolar.ifr" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }