MULTILETRAMENTOS E O ESPAÇO GEOGRÁFICO: CAMINHOS METODOLÓGICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100165 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7275 "inscrito_id" => 11989 "titulo" => "MULTILETRAMENTOS E O ESPAÇO GEOGRÁFICO: CAMINHOS METODOLÓGICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA" "resumo" => "O viés educacional vem assumindo novas roupagens, assim exigindo que os docentes busquem práticas para facilitar o processo de ensino-aprendizagem,tornando o mesmo significativo. Dessa forma, a aplicabilidade de novas metodologias de ensino, logo demonstram como os discentes reagem de forma positiva às novas técnicas aplicadas, como a inserção de multiletramentos no ensino geográfico. Nesse ínterim, os multiletramentos aproximam os discentes para um processo educativo atraente, desenvolvendo a criticidade através de vertentes da comunicação, englobando processos orais, musicais, tal como os visuais. Para a compreensão deste saber, este trabalho objetiva refletir as conexões do fazer pedagógico dos multiletramentos com a atividade docente na disciplina de geografia. Para tal, utilizou-se como caminho metodológico a abordagem qualitativa, buscando-se fomentar as ações didáticas no fazer geográfico,por meio de uma revisão teórica e propositiva da temática . Em suma, está inserido nesse trabalho, obras literárias como “Vidas Secas” de Graciliano Ramos e “O Cortiço” de Aluísio de Azevedo, bem como um dos grandes hino de Luiz Gonzaga , “Triste Partida”, para a compreensão das dinâmicas socioespaciais. Com isso, este estudo traz um esboço das múltiplas possibilidades de interpelação de multiletramentos, espaço geográfico e o ensino de Geografia; Propondo a amplificação da metodologia desse campo de estudo, logo levando o discente a reconhecer espacialmente através de ações sensoriais e críticas, e o protagonismo dessas técnicas na docência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11989_TB7275_10092023231435.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICTÓRIA REGINA DA SILVA CRUZ" "autor_nome_curto" => "Victória Regina" "autor_email" => "victoria.cruz@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100165 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7275 "inscrito_id" => 11989 "titulo" => "MULTILETRAMENTOS E O ESPAÇO GEOGRÁFICO: CAMINHOS METODOLÓGICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA" "resumo" => "O viés educacional vem assumindo novas roupagens, assim exigindo que os docentes busquem práticas para facilitar o processo de ensino-aprendizagem,tornando o mesmo significativo. Dessa forma, a aplicabilidade de novas metodologias de ensino, logo demonstram como os discentes reagem de forma positiva às novas técnicas aplicadas, como a inserção de multiletramentos no ensino geográfico. Nesse ínterim, os multiletramentos aproximam os discentes para um processo educativo atraente, desenvolvendo a criticidade através de vertentes da comunicação, englobando processos orais, musicais, tal como os visuais. Para a compreensão deste saber, este trabalho objetiva refletir as conexões do fazer pedagógico dos multiletramentos com a atividade docente na disciplina de geografia. Para tal, utilizou-se como caminho metodológico a abordagem qualitativa, buscando-se fomentar as ações didáticas no fazer geográfico,por meio de uma revisão teórica e propositiva da temática . Em suma, está inserido nesse trabalho, obras literárias como “Vidas Secas” de Graciliano Ramos e “O Cortiço” de Aluísio de Azevedo, bem como um dos grandes hino de Luiz Gonzaga , “Triste Partida”, para a compreensão das dinâmicas socioespaciais. Com isso, este estudo traz um esboço das múltiplas possibilidades de interpelação de multiletramentos, espaço geográfico e o ensino de Geografia; Propondo a amplificação da metodologia desse campo de estudo, logo levando o discente a reconhecer espacialmente através de ações sensoriais e críticas, e o protagonismo dessas técnicas na docência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11989_TB7275_10092023231435.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICTÓRIA REGINA DA SILVA CRUZ" "autor_nome_curto" => "Victória Regina" "autor_email" => "victoria.cruz@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }