A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM HISTÓRIA: EXPERIÊNCIA DE PRÁTICA EDUCATIVA E PESQUISA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96978 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3093 "inscrito_id" => 436 "titulo" => "A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM HISTÓRIA: EXPERIÊNCIA DE PRÁTICA EDUCATIVA E PESQUISA" "resumo" => "Este artigo trata-se de um relato de experiência do programa Residência Pedagógica subprojeto História, Campus I da Universidade Estadual da Paraíba, 2020.2 em que se propõe discutir sobre as atividades práticas educativas e pesquisas desenvolvidas ao longo do ano de 2021 na ECIT Francisco Ernesto do Rêgo, localizada no município de Queimadas, Paraíba, observando estas práticas e as atividades propostas no percurso do programa e do subprojeto história, enquanto educativas e formativas. O programa em questão tem como finalidade fazer com que o graduando tenha seu primeiro contato com o ambiente educacional, possuindo toda autonomia de um professor, desde a preparação da aula até participação em reuniões pedagógicas na escola. Logo, o objetivo deste trabalho é busca refletir sobre a experiência docente oferecida pela Residência Pedagógica aos residentes e analisar as práticas desenvolvidas na escola campo. O referencial teórico proposto para este artigo está baseado nos estudos de BITTENCOURT (2008), BRODBECK (2012), SCHIMITT (2015) e a metodologia utilizada trata-se de uma pesquisa bibliográfica documental cujas atas e atividades desenvolvidas com os alunos, a escola, a preceptora e a coordenadora do programa serviram de suporte de reflexão para este trabalho. Trata-se, portanto, de um relato de experiência de formação de professores no início da docência, em que as reflexões e argumentações elaboradas neste estudo, partiram dos olhares de quem viveu a experiência da prática escolar, do ser docente e do trabalho docente na escola, com estudantes do ensino médio. O programa Residência Pedagógica possui grande importância nos cursos de Licenciatura em História, pois possibilita que o graduando tenha sua primeira experiência de cunho pessoal e profissional. Este tipo de ação formativa é importante, não apenas para o período da graduação, mas a partir dela, pensar o lugar da profissionalidade docente e da profissão de historiador/a, com base nas experiências escolares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID436_TB3093_16052023140500.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINA DE SOUZA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "ANA CAROLINA" "autor_email" => "carol_ferreira1995@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96978 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3093 "inscrito_id" => 436 "titulo" => "A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM HISTÓRIA: EXPERIÊNCIA DE PRÁTICA EDUCATIVA E PESQUISA" "resumo" => "Este artigo trata-se de um relato de experiência do programa Residência Pedagógica subprojeto História, Campus I da Universidade Estadual da Paraíba, 2020.2 em que se propõe discutir sobre as atividades práticas educativas e pesquisas desenvolvidas ao longo do ano de 2021 na ECIT Francisco Ernesto do Rêgo, localizada no município de Queimadas, Paraíba, observando estas práticas e as atividades propostas no percurso do programa e do subprojeto história, enquanto educativas e formativas. O programa em questão tem como finalidade fazer com que o graduando tenha seu primeiro contato com o ambiente educacional, possuindo toda autonomia de um professor, desde a preparação da aula até participação em reuniões pedagógicas na escola. Logo, o objetivo deste trabalho é busca refletir sobre a experiência docente oferecida pela Residência Pedagógica aos residentes e analisar as práticas desenvolvidas na escola campo. O referencial teórico proposto para este artigo está baseado nos estudos de BITTENCOURT (2008), BRODBECK (2012), SCHIMITT (2015) e a metodologia utilizada trata-se de uma pesquisa bibliográfica documental cujas atas e atividades desenvolvidas com os alunos, a escola, a preceptora e a coordenadora do programa serviram de suporte de reflexão para este trabalho. Trata-se, portanto, de um relato de experiência de formação de professores no início da docência, em que as reflexões e argumentações elaboradas neste estudo, partiram dos olhares de quem viveu a experiência da prática escolar, do ser docente e do trabalho docente na escola, com estudantes do ensino médio. O programa Residência Pedagógica possui grande importância nos cursos de Licenciatura em História, pois possibilita que o graduando tenha sua primeira experiência de cunho pessoal e profissional. Este tipo de ação formativa é importante, não apenas para o período da graduação, mas a partir dela, pensar o lugar da profissionalidade docente e da profissão de historiador/a, com base nas experiências escolares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID436_TB3093_16052023140500.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINA DE SOUZA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "ANA CAROLINA" "autor_email" => "carol_ferreira1995@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }