Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA URCA: SABERES E IDENTIDADES EM CONSTRUÇÃO (2012-2022)

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98103
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4587
    "inscrito_id" => 8597
    "titulo" => "O PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA URCA: SABERES E IDENTIDADES EM CONSTRUÇÃO (2012-2022)"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID é uma política pública voltada aos alunos da licenciatura com o objetivo de imergi-los na prática docente, estendendo seu campo de formação aos professores do Ensino Básico e Superior. No desenvolvimento do Programa uma das atividades é a imersão dos licenciandos no ambiente escolar desenvolvendo atividades em sala de aula e nos demais locais da escola. Entretanto, tal política educacional é destinado apenas aos estudantes da área de licenciatura que concluíram até 60% do curso, desse modo, abarca os graduandos que muitas vezes ainda não iniciaram os estágios supervisionados. Esse trabalho está voltado para os professores de História em formação, na Universidade Regional do Cariri - URCA, entre os anos de 2012 e 2022 (período que compreende a primeira e a última edição concluída na instituição) Pretendeu-se identificar a relevância do referido programa nas dimensões dos saberes e identidades docentes que se construíram a partir de suas atuações no decorrer do processo formativo. O estudo de abordagem qualitativa , apresenta como principal fonte de pesquisa os relatos de ex-bolsistas de iniciação à docência. A coleta de dados se deu por meio de um questionário online através da ferramenta google formulário, além disso, realizamos uma pesquisa documental, onde foi analisado os subprojetos de História com relação aos seus objetivos, requisitos, atividades e resultados esperados. No que tange a discussão teórica dialogamos a apartir dos conceitos de formação de professores, iniciação à docência, identidade docente, e saberes docentes. Dessa forma, consideramos ao longo do desenvolvimento da pesquisa, que o Programa de Iniciação à Docência dispõe de ferramentas que auxiliaram os ex-bolsistas a mobilizarem saberes docentes específicos e construir sua identidade profissional ao longo de suas vivências no chão da escola, com os supervisores e os estudantes das escolas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID8597_TB4587_09092023215822.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CICERA MÔNICA RODRIGUES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MÔNICA"
    "autor_email" => "smonicarodrigues882@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98103
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4587
    "inscrito_id" => 8597
    "titulo" => "O PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA URCA: SABERES E IDENTIDADES EM CONSTRUÇÃO (2012-2022)"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID é uma política pública voltada aos alunos da licenciatura com o objetivo de imergi-los na prática docente, estendendo seu campo de formação aos professores do Ensino Básico e Superior. No desenvolvimento do Programa uma das atividades é a imersão dos licenciandos no ambiente escolar desenvolvendo atividades em sala de aula e nos demais locais da escola. Entretanto, tal política educacional é destinado apenas aos estudantes da área de licenciatura que concluíram até 60% do curso, desse modo, abarca os graduandos que muitas vezes ainda não iniciaram os estágios supervisionados. Esse trabalho está voltado para os professores de História em formação, na Universidade Regional do Cariri - URCA, entre os anos de 2012 e 2022 (período que compreende a primeira e a última edição concluída na instituição) Pretendeu-se identificar a relevância do referido programa nas dimensões dos saberes e identidades docentes que se construíram a partir de suas atuações no decorrer do processo formativo. O estudo de abordagem qualitativa , apresenta como principal fonte de pesquisa os relatos de ex-bolsistas de iniciação à docência. A coleta de dados se deu por meio de um questionário online através da ferramenta google formulário, além disso, realizamos uma pesquisa documental, onde foi analisado os subprojetos de História com relação aos seus objetivos, requisitos, atividades e resultados esperados. No que tange a discussão teórica dialogamos a apartir dos conceitos de formação de professores, iniciação à docência, identidade docente, e saberes docentes. Dessa forma, consideramos ao longo do desenvolvimento da pesquisa, que o Programa de Iniciação à Docência dispõe de ferramentas que auxiliaram os ex-bolsistas a mobilizarem saberes docentes específicos e construir sua identidade profissional ao longo de suas vivências no chão da escola, com os supervisores e os estudantes das escolas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID8597_TB4587_09092023215822.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CICERA MÔNICA RODRIGUES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MÔNICA"
    "autor_email" => "smonicarodrigues882@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID é uma política pública voltada aos alunos da licenciatura com o objetivo de imergi-los na prática docente, estendendo seu campo de formação aos professores do Ensino Básico e Superior. No desenvolvimento do Programa uma das atividades é a imersão dos licenciandos no ambiente escolar desenvolvendo atividades em sala de aula e nos demais locais da escola. Entretanto, tal política educacional é destinado apenas aos estudantes da área de licenciatura que concluíram até 60% do curso, desse modo, abarca os graduandos que muitas vezes ainda não iniciaram os estágios supervisionados. Esse trabalho está voltado para os professores de História em formação, na Universidade Regional do Cariri - URCA, entre os anos de 2012 e 2022 (período que compreende a primeira e a última edição concluída na instituição) Pretendeu-se identificar a relevância do referido programa nas dimensões dos saberes e identidades docentes que se construíram a partir de suas atuações no decorrer do processo formativo. O estudo de abordagem qualitativa , apresenta como principal fonte de pesquisa os relatos de ex-bolsistas de iniciação à docência. A coleta de dados se deu por meio de um questionário online através da ferramenta google formulário, além disso, realizamos uma pesquisa documental, onde foi analisado os subprojetos de História com relação aos seus objetivos, requisitos, atividades e resultados esperados. No que tange a discussão teórica dialogamos a apartir dos conceitos de formação de professores, iniciação à docência, identidade docente, e saberes docentes. Dessa forma, consideramos ao longo do desenvolvimento da pesquisa, que o Programa de Iniciação à Docência dispõe de ferramentas que auxiliaram os ex-bolsistas a mobilizarem saberes docentes específicos e construir sua identidade profissional ao longo de suas vivências no chão da escola, com os supervisores e os estudantes das escolas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.